logo

PSF realiza 2º Encontro de Dança Sênior

06/10/2006 16:06:07 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Tendo como prioridade promoção, proteção e recuperação da saúde do indivíduo e da família o Programa Saúde da Família (PSF), da secretaria de Saúde de Macaé, realizou nesta sexta-feira (06), o 2º Encontro de Dança Sênior do PSF.

Segundo o secretário de Saúde, Fernando Diogo, a iniciativa faz parte da política de governo em promover ações voltadas para o desenvolvimento social da população. “Nossa prioridade é trabalhar com a prevenção das doenças e melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados”, disse.

A coordenadora do PSF, Ana Cristina Machado, falou que a implantação da dança sênior no programa tem recebido a adesão de pessoas de todas as idades. O projeto, criado pela equipe de fisioterapia e serviço social, tem como objetivo desenvolver a sociabilidade e o hábito da prática da atividade física.

- Quando a mente vai bem o corpo funciona perfeitamente. Alguns pacientes com hipertensão e diabetes conseguiram controlar a doença com este tipo de atividade, acompanhada de uma alimentação saudável -, completou.

A enfermeira do PSF da Praia Campista, Cláudia Becker, acrescentou que, além da socialização, a dança sênior tem propiciado o aumento da auto-estima, coordenação motora, equilíbrio e o vínculo da equipe com a comunidade.

A dona de casa, Edna Maria de Carvalho, revelou que teve a sua vida transformada. “A dança me trouxe uma nova vida, nasci novamente. Há um ano e meio freqüento o projeto e aprendi a relaxar e a conviver melhor com as pessoas, a sorrir mais e, principalmente, me conhecer melhor”, concluiu.

Atualmente sete equipes do PSF estão desenvolvendo o projeto de dança sênior, com aproximadamente 180 pessoas.

Saúde da Família – Criado, em 1994, pelo Ministério da Saúde, o Programa Saúde da Família (PSF) foi implantado há sete anos em Macaé. Atualmente, o município conta com 28 equipes de Saúde da Família abrangendo 55% da população, sendo 100% da região serrana.

A estratégia do PSF Macaé preconiza uma equipe composta por médico, enfermeiro, auxiliar/técnico de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, odontólogo, atendente de consultório dentário e agentes comunitários de saúde, que através da territorialização e cadastramento da comunidade envolvida, traçam o perfil epidemiológico para posterior planejamento estratégico situacional e execução das ações de saúde.