Estabelecer um vínculo entre comunidade e Programa Saúde da Família (PSF) com o intuito de desenvolver o trabalho de prevenção e cuidados com diabéticos e hipertensos. É com este objetivo que PSF, ligado à secretaria Especial municipal de Saúde (Semusa), deu início aos encontros com moradores da Virgem Santa, nesta quarta-feira (17), na Igreja Nossa Senhora Aparecida na entrada do bairro. Durante a manhã cerca de 40 pessoas fizeram exame de glicemia, aferição de pressão arterial e pesagem, e em seguida, houve distribuição de lanches para todos.
Segundo o médico do PSF responsável pela reunião com a comunidade, Alessandro Mitraud, a principal finalidade foi explicar o funcionamento dos encontros. “Nós sempre levamos um novo assunto ligado à doença em debate para os eventos. Tiramos as dúvidas, falamos de assuntos gerais com os pacientes e os familiares e explicamos os cuidados com a higiene e nutrição. No próximo encontro vamos trazer uma assistente social”, explicou o médico.
Esta é o segundo ano que o PSF realiza o encontro na Igreja do bairro, visando o atendimento de um número maior de pessoas. De acordo com Alessandro, se a quantidade de interessados for significativa, as reuniões serão feitas semanalmente. “Contamos com cerca de 200 pacientes diabéticos e hipertensos. No encontro desta quarta-feira recebemos 40 pessoas, com isso, formaremos grupos com 40 ou 50 pacientes para as reuniões semanais”, complementa o médico.
- O evento é uma forma de conscientizar os pacientes, mas só podemos ajudá-los se quiserem controlar a doença. Queremos orientá-los, explicar sobre diabetes e hipertensão, alertá-los sobre riscos que estas doenças trazem, entre outros – concluiu Alessandro Mitraud.