Foto: Ana Chaffin
O evento ocorreu neste sábado (4), em duas sessões no Teatro Municipal de Macaé
“Interpretar Jesus Cristo é um desafio que exige de mim determinação, humildade e amor ao teatro. Ele é maravilhoso: faz maravilhas em nossas vidas”. Estas foram as palavras do ator Aldebaran Bastos sobre seu trabalho na peça teatral da paixão de Cristo, intitulada “Vida Eterna”, assistida por centenas de pessoas no sábado (4), em duas sessões (às 17h e às 20h30), no Teatro Municipal de Macaé, com entrada franca. O evento foi uma produção da Fundação Macaé de Cultura da Prefeitura de Macaé.
Para o técnico em segurança Ítalo da Silva (36), o ambiente do teatro estava muito positivo. “A peça mostrou o sacrifício e a ressurreição de Cristo, num clima de emoção”, avalia. Já sua esposa, a pedagoga Monique da Silva (31), disse que o espetáculo mexe com o interior das pessoas. “Vale a pena vir com a família, uma vez que a esfera religiosa, tão importante para nossas vidas, é enfocada brilhantemente”, conta.
Já a professora de Educação Infantil, Franscislaine Rodrigues (21), comenta que a peça teatral contou a história de Jesus de modo envolvente. “Vim em diversas edições e achei a deste ano muito organizada”, pontua. O aposentado Cacyco Peçanha (90) também gostou do que viu. “Desde o princípio da encenação até seu final houve um bom trabalho dos atores, os quais se esforçaram com grande capacidade de tornar a peça o mais especial possível para o público”, justifica.
O principal é o amor
Logo no início da peça “Vida Eterna” o público ouve música cuja letra se remete ao amor como dom mais importante. Em seguida Jesus aparece junto com João Batista, em ocasião de seu batismo pelas mãos daquele profeta. A partir de então, Jesus anuncia o reino de Deus, dizendo: "Os que estão cansados com pesados fardos vinde a mim que os aliviarei, dando-lhes descanso para as suas almas".
Jesus realiza curas, milagres, ressuscitando os mortos e diz: “Eu sou a ressurreição e a vida. Todo aquele que crê em mim viverá eternamente”. Prega também: “Se crerdes, vereis a glória de Deus”. Conta ainda a parábola do semeador, na qual Ele é o agricultor, seus ouvintes (discípulos), a terra, e o amor que cura e transforma as vidas, a semente.
Ele discute com os fariseus que questionam sua autoridade. “Os humildes serão exaltados e os exaltados serão humilhados”, responde aos mestres da lei. Libertou Maria Madalena da prostituição, a qual O ama com forte amor e gratidão. Judas que O traiu por trinta moedas de prata dá um beijo Nele para que os guardas o identificassem e o prendessem. No monte das Oliveiras, Jesus ora ao Pai: “Pai, se possível afasta de mim este cálice. Mas não seja feita a minha vontade, mas a Tua”.
- Em verdade, em verdade vos digo: o servo não é maior que seu Senhor. Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado. Desejei ardentemente comer esta ceia convosco. Este é meu corpo que é dado por vós (mostrando o pão). Este é meu sangue derramado por vós. O sangue da nova aliança entre Deus e a humanidade (refere-se ao vinho e ao seu sangue no sacrifício da cruz) – diz.
Por fim, acontecem a crucificação de Jesus, seu julgamento por Pilatos, sua passagem por Herodes, sua humilhação e sofrimento. A primeira comunidade cristã, junto com sua mãe Maria, o vê ressuscitado, numa alusão à vitória da vida sobre a morte: é isso que a Páscoa representa para todos os cristãos, um renascimento, um revigorar das forças, uma vida nova, com restauração e boas notícias.
ELENCO:
CRISTO - ALDEBARAN BASTOS
MARIA - BETH SOUTO MAIOR
HERODES - ADEMIR MARTINS
SACERDOTE - JORGINHO DE PAULA
CAIFÁS – MARCIO PENNA
PILATOS- FERNANDO CLAUSCEN
ANÁS- JUNIOR MACHADO
JUDAS ISCARIOTES- RAFAEL KASSIUS
PEDRO- REINALDO LIMA
MATHEUS- MARDONI DE MUROS
JOÃO BATISTA – RON DI NELLI
MARIA MADALENA - ERICA MENDES
CLÁUDIA PROCOLO - HELEN DE FREITAS
SERVA - SANDRA LIMA
MARTA – ELIZ BRITO
VERÔNICA- GISELLE SOUZA
MULHER PARAPLÉGICA- JACQUELINE OLIVEIRA
TIAGO MAIOR - GABRIEL VEIGA
TIAGO MENOR - RUSSEAN COTRIN
BARTOLOMEU - MATEUS ROMANO
ANDRÉ - WELINGTON CABRAL
SIMÃO - DIELSON PC
FELIPE - WILL
TADEU - ALENCAR SMALL
JOÃO - ÁLVARO VICTOR
TOMÉ - RON DI NELLI
DIRETOR MUSICAL - LÚCIO DUVAL
FIGURINO/ CENÁRIO - ELY PERÓN FRONGILO
COREÓGRAFO - ALEXIS GLATARD
MAQUIAGEM/CABELO - KAL FERNANDES E MARCELO LIMA
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO - JANAÍNA BASTOS, DEBORA MACHADO E RODRIGO MARTINS
TEXTO E DIREÇÃO - MÁRCIO GONÇALVES