O projeto Roda Viva da Cultura, na sexta-feira (2), esteve a partir das 17h, no Terminal Rodoviário Central de Macaé, apresentando o show Voz e Violão de Peter de Paula. O objetivo da iniciativa é levar apresentações culturais e entretenimento a diversos pontos da cidade, para atender aos trabalhadores e suas famílias, que muitas vezes, não têm oportunidade de freqüentar eventos em espaços culturais.
Os usuários do Sistema Integrado de Transporte, ao aguardarem seus ônibus, assistiram ao show de Peter, que foi bastante elogiado. Muitos trabalhadores, que comemoraram seu dia no feriado da última quinta-feira (1º), disseram que, em virtude da jornada de trabalho, tempo de deslocamento em trânsito e afazeres domésticos, não freqüentavam, há muito tempo, um evento cultural.
A auxiliar de ensino, moradora da Praia Campista, Elisa de Souza, 40 anos, ao ser informada que o objetivo do projeto da Prefeitura de Macaé, por meio da Fundação Macaé de Cultura é a democratização da cultura, levando a arte e fomentando a cultura nos bairros da cidade afirmou: “Está atingindo seu objetivo” e completou “É uma boa idéia e gostei muito do show”.
Ela, assim como a atendente de Telemarketing, Edinéia Azevedo, 18 anos, moradora do bairro Nova Holanda, não se lembra quando foi a última vez que freqüentou um evento cultural. “Há muito tempo não assisto um show por causa do trabalho. Estou gostando muito”, disse.
O auxiliar de incêndio, Carlos Alberto Viana dos Santos, 52 anos, morador do distrito do Frade, também declarou não se lembrar qual foi a última vez que esteve em uma atividade cultural ou de entretenimento. Ele alegou falta de tempo devido a jornada de trabalho e o período em trânsito. “Por isso, acho essa idéia importante. Além disso, distrai e relaxa”, destacou.
Peter agradou o público
O cantor, violonista e guitarrista Peter de Paula é autodidata e iniciou a carreira aos 14 anos se apresentando em bares e restaurantes. Ele se dedica ao estudo do violão desde os 6 anos de idade. Em 1997, integrou a Banda “Nova Estação” e em 1998, passou a fazer shows a bordo do navio transatlântico SS Rembrandt.
Logo depois, Peter foi convidado para excursionar pelas ilhas do Caribe no navio “TSS Seawind Crown” e a fazer shows em Miami, nos Estados Unidos. Ele, que esteve também nas Ilhas Canárias, Marrocos, Portugal, Espanha, Argentina e Uruguai, em suas viagens teve a oportunidade de dividir o palco com cantores como Marquinhos Moura, Léo Jayme, entre outros.
O repertório de Peter vai da MPB até o pop internacional, passando por Frank Sinatra e Steve Wonder. Quem passou pelo Terminal Central e pôde conferir o Roda Viva da Cultura apreciou e elogiou as interpretações de canções de Djavan, Ed Motta, Flávio Venturini, João Bosco, Beto Guedes, entre outras.
Roda Viva da Cultura na praça principal do Visconde
O próximo Roda Viva da Cultura acontecerá no sábado (10), na praça principal no Visconde de Araújo, em frente à igreja Santo Antônio, a partir das 18h. Desta vez, o projeto levará dança à comunidade do bairro e de outros circunvizinhos. Na programação: apresentação e oficina de lambaeróbica da Escola de Dança Âmbar.
Além da integração promovida pela dança, a lambaeróbica tem como principais objetivos a melhora do condicionamento físico, do desenvolvimento de ritmo e de coordenação, da consciência corporal, do equilíbrio estático e dinâmico, da postura, além de incentivar a criatividade nas coreografias. Por ser indicada para qualquer idade, os organizadores consideram que a programação atenderá a família toda.