Foto: Ana Chaffin
Prova de Três Tambores, montarias em touro e cavalo, apresentação com o palhaço Paçoca e show piromusical com Hino Nacional marcam primeiro dia da arena de rodeio
O casal Márcia Machado e Daniel Ramalho levou as filhas adolescentes Vitória e Ruth para assistirem em família ao rodeio da Expo Macaé 2023, na noite desta quinta-feira (27), no Parque de Exposições. A família foi uma das centenas que lotou, neste primeiro dia de rodeio, as arquibancadas montadas para esse grande evento organizado para a montaria em cavalos e touros. A Prova de Três Tambores também foi realizada nesta quinta-feira à noite.
De acordo com a organização, quatro mil pessoas entre arquibancada, camarote e geral participaram do espetáculo nesta quinta-feira. O competidor de touros, vindo de Campos, Robson Vasconcelos Silva, de 24 anos, monta touros desde os 16 anos e afirmou que a arena em Macaé está excelente. “A noite está linda e o rodeio é um grande espetáculo”, analisou.
O cutiano - modalidade de montaria em cavalos em que, basicamente, o peão precisa permanecer oito segundos sobre o animal – Neto Vieira, de 28 anos, apontou que faz a montaria em cavalo quarto de milha dentro da modalidade legítima brasileira.
O cutiano é a precursora dos rodeios do país. “Com certeza quero voltar para Macaé”, assegurou o representante de Cardoso Moreira e da categoria desenvolvida a partir de disputas feitas entre os peões nas décadas de 1940 e 1950, para decidir quem se saía melhor montando nos cavalos. Foi dessas disputas que nasceu a Festão do Peão de Barretos, em 1956.
Não faltou no rodeio tanto público como peões com calça de couro ou jeans com botões, camisa de manga longa, chapéus e muitas fivelas. “Adoro tudo relacionado a esporte equestre”, atestou Regiane Magalhães, que foi ao Parque de Exposições de calça jeans, cinto de detalhes em couro marrom com fivela, bota western e camisa country bordada.
É o caso também da cowgirl Marilúcia Almeida Marciano, que é profissional de Três Tambores, foi vestida com todos os adereços da moda country, mas nesta noite não mostrou suas habilidades na pista. “Vim acompanhar a minha filha que está na prova de Três Tambores”, contou, se referindo à Daiane Almeida Marciano, que contornou os três tambores no menor tempo que conseguiu.
Foram três as categorias de Três Tambores nesta quinta-feira: mirim, feminina e masculina. A família inteira de Marilúcia gosta de práticas competitivas de velocidade ou resistência. O filho dela, Paulo Almeida Marciano, é peão de rodeio e também participou.
A prova de Três Tambores é uma competição de rodeio que tem como objetivo fazer o contorno em volta dos tambores que ficam na arena, a uma distância de 30 metros cada um. Ganha o competidor que fizer o percurso em menos tempo - o cronômetro é ligado quando o focinho do cavalo cruza a linha de partida.
Show piromusical com Hino Nacional emociona público
O rodeio desta quinta-feira contou com montarias em touro e cavalo, apresentação com o palhaço Paçoca, que estava todo em tons de prata e fez a festa da criançada.
Outra atração do rodeio nesta noite foi o show piromusical com o Hino Nacional, um momento de grande emoção, muitas cores, luzes e o público entoando o hino. O show piromusical é um espetáculo pirotécnico sincronizado com efeito intenso no ritmo musical.
Os fogos de artifício, o hino e uma imensa bandeira do Brasil desenhada com fogo na pista de rodeio compuseram o show piromusical.
No rodeio da Expo Macaé 2023 estão envolvidos 60 profissionais. Nesta sexta-feira (28), a arena de rodeio volta a receber a plateia às 21 horas.