Público lota Cidade do Samba e se encanta com desfiles do Grupo Especial

17/02/2015 04:40:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Rui Porto Filho

Escolas do Grupo Especial fecham com chave de ouro Carnaval em Macaé

A vibração das Escolas de Samba do Grupo Especial marcou o último dia de desfiles na Cidade do Samba nesta segunda-feira (16). Foliões das Malvinas, Pulo do Gato, Acadêmicos da Aroeira, Princesinha do Atlântico, Unidos dos Bairros e Império da Barra, trouxeram para a avenida enredos que empolgaram o público de mais de 15 mil pessoas que lotaram as arquibancadas da Cidade do Samba.

A alegria de quem prestigiou o Carnaval macaense foi garantida. As seis escolas desfilaram beleza, encanto e fantasia. O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, parabenizou o empenho das agremiações e dos órgãos do governo municipal que ofereceram aos macaenses e visitantes um grande espetáculo.

- Quero agradecer a todos os bairros, que aqui representados, contribuem para manter viva nossa cultura do Carnaval. Tivemos um Carnaval simples, mas valorizando nossos talentos. Acredito sermos a única cidade do interior capaz de realizar um evento com essa magnitude, aproveitando aquilo que temos de melhor, que são os nossos cidadãos. Nossa população merece essa festa tão bonita, porque o macaense é bom de trabalho e também é bom em fazer festa - comemorou Dr. Aluízio, que esteve acompanhado da primeira dama, Vera Ladeira, que presenteou as porta-bandeiras das escolas com orquídeas.

O secretário de Governo, Leonardo Gomes, ressaltou a integração de todas as pastas da prefeitura que, em conjunto com a Fesportur, conseguiram oferecer à população um Carnaval de qualidade. “A contribuição de cada setor do governo permitiu a realização desse grande evento. Estamos realizando o Carnaval mais econômico da história de Macaé, com muita beleza e qualidade. O Carnaval de Rua (com programação nos bairros e na Região Serrana) contou com a presença das famílias, alegria e segurança. Além disso, com o encerramento das atrações às 20h, a população pode vir curtir os desfiles aqui na Cidade do Samba”, afirmou Leonardo.

Ricardo Salgado, presidente da Fesportur, destacou o profissionalismo da Nova Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam). “O sentimento é de satisfação ao vermos a Liecam e as escolas de samba tão comprometidas com o Carnaval macaense. Tanto o presidente, Ralph Oliveira, quanto o Coordenador Geral, Luiz Fernando, não mediram esforços para fazer do tradicional Carnaval macaense uma festa ainda mais bonita e profissional”, acrescentou.

E o público aprovou. Diana Santos, moradora da Aroeira, trouxe a família para a Cidade do Samba e aproveitou cada segundo dos desfiles. “Gostei de tudo! É muito bom poder ver pessoas que a gente conhece desfilando. Adorei ver o desfile da escola do meu bairro e as outras também arrasaram. Venho todo ano assistir o desfile com a minha família e está cada vez melhor”, celebrou.

Desfiles

A primeira escola a entrar na avenida foi a Foliões das Malvinas. Marcando o seu retorno ao Grupo Especial, a escola levantou o público com enredo que exalta a sua própria história, sob o título “Está em cartaz!”. A beleza e energia da rainha de bateria, Ana Paula da Silva, contagiou os foliões. “É uma paixão muito grande estar aqui. A sensação é inexplicável. É muito amor envolvido com a escola e com a comunidade!”, declarou Ana Paula, que desfila pelo sétimo ano na escola.

Logo depois, foi a vez da Pulo do Gato sacudir a avenida, cantando “Só é gato, quem é vaidoso”. Com muito glamour, a escola cantou a vaidade em suas diferentes formas e empolgou o público. O símbolo da escola, o gato, veio dourado reluzindo o brilho e esplendor da vaidade.

Em seguida, a Acadêmicos da Aroeira estremeceu a passarela do samba. Cantando sua história, sob o enredo “Do meu povo a guerreira, do samba a pioneira, raça e amor, sou Aroeira”, inovou com a comissão de frente realizando acrobacias e coreografias e, trouxe para a avenida, em grande estilo, toda a emoção dos seus 51 anos de história

A fé em São Jorge foi a aposta da Princesinha do Atlântico, a quarta escola a passar pela Cidade do Samba, para encantar o público e impressionar os jurados. Com o samba “Na fé e na devoção, salve Jorge, o guardião da lua”, a escola levantou o astral da avenida, em meio a danças, cores e fantasias.

Penúltima escola a desfilar, a Unidos dos Bairros, não deixou o público desanimar. A energia do Rio de Janeiro, foi tema do enredo da escola que homenageou os 450 anos de fundação da cidade maravilhosa, além de prestar homenagem póstuma aos seus fundadores, como a professora Lia Meireles, que faleceu ano passado. Cantando Rio de Janeiro, cidade de encantos mil, coração do Brasil e passarela do mundo”, a Unidos dos Bairros foi só alegria do início ao fim.

Fechando com chave de ouro o desfiles das escolas do Grupo Especial, a Império da Barra, também apostou no Rio de Janeiro para tentar o quarto campeonato consecutivo. O samba ˜Sou negro, sou raça, sou Rio de Janeiro, chão da minha raiz, reino carioca batizado de pequena África” trouxe para a passarela todo o esplendor da escola que se consagrou entre as tradicionais da cidade. A festa terminou na madrugada desta terça-feira (17) com gosto de quero mais e as escolas já começam a pensar no próximo desfile do Carnaval 2016.

A apuração dos desfiles oficiais acontece nesta terça-feira, a partir das 10h, iniciando com os bois pintadinhos. A partir das 14h, serão apurados os votos dos desfiles do Grupo 1 de Acesso e, em seguida, do Grupo Especial.


Fotos Relacionadas