logo

PUC e Sebrae certificam 40 alunos do CETEP

20/06/2012 15:59:00 - Jornalista: Waleska Freire

Orientar os empreendedores para estabelecer pequenos negócios de forma sustentável. Esse foi um dos objetivos do Curso Inove Negócios Justos e Solidários, realizado em Macaé através do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep). Quarenta alunos, principalmente artesãos, receberão certificados emitidos pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e Sebrae.



Segundo a instrutora do curso, Monique Matsumura, os alunos passaram a entender o artesanato como um negócio que deve ser lucrativo e ao mesmo tempo sustentável. “O comércio justo é uma prática comercial responsável que busca estabelecer relações comerciais mais equilibradas entre consumidor e produtor, e esse conceito se aplica diretamente ao artesanato”, explicou.

A secretária municipal de Educação, Marilena Garcia, destaca que com o desenvolvimento do município, o mercado se expandiu e precisa ser explorado. “Ainda há pouco comércio, principalmente de peças artesanais diferenciadas. Porém é preciso entender que não é só o turista quem compra artesanato, e que este deve ser um produto de alta qualidade e com bom acabamento”.

De acordo com Monique, a turma do Cetep de Macaé foi bastante criativa e articulada. Ela enfatizou que os alunos demonstraram alta capacidade empreendedora, principalmente no quesito sustentabilidade. Criaram produtos inovadores, que poderiam começar a ser produzidos imediatamente. “Há muito espaço no mercado para produtos inovadores, e creio que Macaé pode se tornar um pólo de artesanato com matérias primas naturais e reciclados”, avaliou a instrutora.

Para a aluna Fabiana Viana, o curso foi importante para agregar valor ao seu negócio. “Aprendemos a lidar com nossos produtos e prepará-los para o público de maneira adequada. Também fomos orientados a respeito da abordagem, que hoje é minha principal dificuldade”, disse Fabiana. A artesã Maria Lúcia Albuquerque resolveu fazer o curso para comercializar seu trabalho de crochê. “Estava muito parada, e essa foi uma ótima opção para que eu possa recomeçar”, destacou.

O Inove foi ministrado pela Parceria Social, uma empresa de consultoria, graduada no Instituto Gênesis da PUC-Rio, com experiência em pesquisa e foco específico no Comércio Justo e Solidário. O curso é composto de três módulos: Empreendedorismo e Autogestão; Mercado e Inovação e Plano de sustentabilidade do negócio.