logo

Qualidade de vida é tema de palestras em escolas municipais

11/07/2012 13:00:00 - Jornalista: Joice Trindade

Envolver alunos, professores e responsáveis por estudantes em oficinas voltadas para orientações quanto à qualidade de vida. Com esta proposta, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, prossegue com o projeto “Encontros”. Ministrado pela equipe de orientadores educacionais que atuam nas escolas municipais, o projeto vem sendo reconhecido pelos profissionais por reforçar a integração da comunidade escolar.

“Encontros” é um projeto contínuo, que visa multiplicar informações em prol do cotidiano escolar e familiar. “A intenção é destacar a importância dos valores éticos na formação dos alunos. As mudanças ocorridas na sociedade trazem a necessidade de repensar a função social da escola, onde princípios democráticos de cidadania, inclusão, participação e respeito à diversidade são essenciais no contexto educacional”, explica a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.

O tema central do projeto é “Cuidar” e vai abranger diversos enfoques como “Limite: hora do sim e hora do não”, “Saúde”, “Sexualidade”, “Drogas”, “Estatuto da Criança e do Adolescente” além de “Diferenças e diferentes”.

As oficinas também foram promovidas nesta quarta-feira (dia 11), na Escola Municipal Emilson de Jesus. A programação, voltada para os pais de alunos, enfoca a temática “O cuidado”. O assunto “Cuidado com a família” com abordagens de questões como “Diálogo entre pais e filhos” também foi abordado, além de “Limites” e “Cuidados com a saúde e alimentação”.

Ainda nesta quarta-feira, os professores do Colégio Municipal José Calil Filho participaram da oficina “As diferenças e os diferentes”, às 11h45. O mesmo assunto seráoi destaque para professores e funcionários da Escola Municipal Teotônio Ferreira de Luna, às 19h.

O “Encontros” vem sendo elogiado pelos dirigentes de escolas. Para a diretora do Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simões, Lucy Caldas, o projeto é de suma importância: “Nossa escola sempre procura integrar pais, alunos e professores em atividades que visam uma vida mais saudável e prevenção quanto a fatos do dia-a-dia”, falou.

Segundo as integrantes da coordenação de Orientação Educacional, Lis Maria Reid e Maria Erli Mendonça, os temas das palestras são definidos de acordo com as sugestões da equipe de orientadores educacionais.

Iniciado no mês de março, o “Encontros” já abordou a temática “A Mulher e seus direitos” e “Meu corpo. O que eu faço com ele?”, que destacou orientações de saúde e prevenção às doenças. As oficinas do projeto estão sendo realizadas uma vez ao mês, durante os intervalos dos turnos nas unidades ou em dias específicos conforme a agenda definida pela equipe. As oficinas do projeto prosseguirão no segundo semestre letivo.