logo

Qualificação: cursos gratuitos da prefeitura agradam trabalhadores em Macaé

31/08/2015 10:29:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Maurício Porão

Cursos industriais registram substancial procura

Desde janeiro de 2013, 4.600 pessoas fizeram cursos de qualificação profissional gratuitos da Prefeitura de Macaé. Nas turmas de agosto de 2015, cerca de 800 alunos estão matriculados em 19 cursos. Isso é o que acontece na Capital Nacional do Petróleo, onde a Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda (Agetrab) coordena o Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) que contrata os professores e faz as inscrições para os cidadãos.

Os cursos em andamento são das áreas industriais (pintura industrial, soldador e hidrojatista); de saúde (cuidador de idosos, auxiliar de saúde bucal e auxiliar de laboratório de análises clínicas); geração de renda (esculturas em biscuit, corte e costura básico e intermediário, tricô e crochê). Há cursos também nos setores de gestão (departamento pessoal e recursos humanos, assistente de logística, administração de materiais e almoxarifado e auxiliar administrativo); beleza (cabeleireiro, manicure, maquiagem e sobrancelha) e informática (operador de computador).

Segundo o diretor-presidente da Agetrab, Alexandre Fernandes, o objetivo da prefeitura é tornar-se referência na construção de políticas públicas de geração de trabalho e renda, implementadas pela administração municipal. "Uma das metas é estimular a diversificação da economia, grupos produtivos, empreendimentos de economia solidária (cooperativas, associações, redes solidárias, entre outros), reorganizando os processos de produção, comercialização, consumo, financiamento e desenvolvimento tecnológico, com vistas à promoção da melhoria da qualidade de vida do trabalhador e sua inclusão social", explica.

Novos horizontes - Em Macaé, são muitas as histórias de superação, com vidas transformadas pela qualificação profissional. A deficiente auditiva Luciane de Moraes Ferreira, 29 anos, fez o curso de Logística e Almoxarifado durante um ano numa turma especializada do Cetep. Para alegria de toda sua família, ela já está inserida no mercado de trabalho, pois conseguiu seu primeiro emprego, neste ano de 2015. Um caso especial é o de Simoni de Andrade, 43 anos. Ela era doméstica, mas com a crise perdeu o emprego. Percebeu que os salões de beleza estavam sempre cheios, sendo a estética um negócio promissor. Entrou para as aulas de cabeleireiro no Cetep. Agora, já é dona de salão que fica em um cômodo de sua casa.

Ex-aluno de Pintura Industrial (estudou no final do ano passado) devido à parceria da prefeitura com a empresa Smart Coat, Pedro Carvalho Brasil, 21 anos, é de Vila Velha (ES). Disse na época que estava esperançoso com o curso que iria lhe abrir novos horizontes. Benithes dos Santos Silva, de 28 anos, pontuou: “Estou grato ao Cetep, o curso é gratuito, eficaz e de qualidade”. Já para Suely Regina, de 48 anos, que foi aluna do curso de Auxiliar de Departamento Pessoal e Recursos Humanos no início de 2015, as aulas a auxiliaram a realizar processos administrativos. “O RH é uma forma de saber e entender os direitos para interagir na empresa onde se tem vínculos administrativos”, afirmou.

Central do Trabalhador de Macaé (CTM) 2.0: uma nova oportunidade de emprego - Para o trabalhador, a CTM 2.0 propicia o cadastramento do currículo e agendamento on-line para encaminhamento às vagas de emprego. Outro ponto do sistema é possibilitar a ampliação do banco de talentos com dados profissionais, ajudando as empresas a encontrar o profissional mais adequado às vagas divulgadas. Os interessados devem acessar o site www.macae.rj.gov.br/agetrab, buscar o ícone "área do trabalhador" e, em seguida, clicar em "cadastro para vagas de emprego". Por fim, basta entrar no campo "agendamento". Essa iniciativa moderniza o atendimento e dá mais interatividade e agilidade na relação entre trabalhadores e empresas. O próprio sistema da CTM 2.0 entra em contato com o trabalhador via SMS, WhatsApp ou e-mail para informar sobre a compatibilidade entre oferta e procura.

Cursos profissionalizantes - Alexandre Fernandes informa que a Agetrab quer qualificar e inserir a população macaense no mercado de trabalho. “Com cursos que variam de 160 a 360 horas, o órgão municipal desenvolve parcerias com empresas, na qual o aluno tem oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos, treinando em ambientes e equipamentos reais”.

Agetrab disponibiliza Catálogo de Formação Profissional - O Catálogo de Formação Profissional de Macaé é uma ferramenta importante tanto para quem busca informações sobre cursos de formação profissional, desde a qualificação básica até a pós-graduação, disponíveis no município, quanto para quem busca mão de obra qualificada. Nele é possível encontrar diversas informações sobre os cursos, quem oferta, localizações, contatos e outras referências. Dados que facilitam alunos e empresas a encontrar qualificação desejada. Para acessá-lo, basta entrar na página da Prefeitura de Macaé: www.macae.rj.gov.br/agetrab e clicar no ícone do Catálogo de Formação Profissional.

O programa é destinado preferencialmente, às micro e pequenas empresas que possuem dificuldades em recrutar, treinar e até manter funcionários qualificados em seu quadro de pessoal, uma vez que a região possui características próprias. A empresa, aderindo ao programa, manterá estagiários em seu efetivo. O Cetep-Estágio é mais uma iniciativa da prefeitura para inserção no mercado de trabalho. A Agetrab funciona na Rua Télio Barreto, 28, Centro. Os telefones são (22) 2796-1255 e 2796-1226.


Fotos Relacionadas