Qualificação de trabalhadores na pauta da Oil & Gás

12/09/2006 18:17:22 - Jornalista: Marilene Carvalho

A qualificação de trabalhadores para a indústria de petróleo é uma demanda crescente em Macaé. Atento a essa realidade, o secretário de Trabalho e Renda, Claudio Bogado, tem buscado junto às empresas as parcerias necessárias para suprir a lacuna. Na Feira Rio Oil & Gás, aberta ontem no Rio Centro, o secretário teve a oportunidade de conversar com o coordenador executivo do Prominp, José Renato de Almeida, e estabelecer um novo contato para articular a participação do programa nos projetos desenvolvidos pela prefeitura, por intermédio da Secretaria de Trabalho e Renda (Semtre).

Segundo Bogado, o foco principal no momento está voltado para o setor de hotelaria, levando-se em consideração as demandas offshore e onshore. Com o objetivo de atender a este segmento a Semtre juntamente com o Senac colocou em prática o Projeto Hotelaria, que funciona no Restaurante Escola da Incubadora de Cooperativas. “É muito importante a integração da gestão pública com o Promimp, na medida em que reforçará as ações focadas na qualificação dos trabalhadores”, disse José Renato. O próximo encontro será para detalhar as formas de participação no projeto.

Antes da visita à Oil & Gás, Bogado esteve em contato com o coordenador do programa, em Macaé, José Francisco de Oliveira Neto, buscando informações relativas ao mapeamento de recursos humanos para a prestação de serviços terceirizados, realizado pelo Promimp. O diagnóstico também apresenta dados sobre as áreas de maior demanda e perfil das ocupações para a indústria de petróleo e gás, entre outras informações..

Concebido no âmbito do Ministério das Minas e Energia (MME), o Prominp tem por objetivo o fortalecimento da indústria nacional de bens e serviços. As metas do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural, elaboradas em conjunto com as empresas do setor, visam à maximização da participação da indústria nacional no fornecimento de bens e serviços, em bases competitivas e sustentáveis, atendendo demandas nacionais e internacionais.