Apostando na qualificação como forma de viabilizar o ingresso no mercado de trabalho, a prefeitura de Macaé ofereceu 393 oportunidades à comunidade local. Foram cursos, seminários e palestras ministrados, através da secretaria de Trabalho e Renda (Semtre), abordando educação, empregabilidade e motivação. O treinamento foi aplicado a pessoas inscritas no banco de dados da Semtre, cooperados da Incubadora de Cooperativas, empresários, colaboradores do setor comercial, camareiros, comissários e outros setores. Estima-se que 1.411 pessoas foram beneficiadas com este trabalho.
Para o secretário da pasta, Cláudio Bogado, a Semtre cumpriu mais uma etapa do governo atual que é a inclusão social. A linha de ação da secretaria estendeu-se à serra macaense, onde foi desenvolvido um programa especifico para a região. “Focamos nosso trabalho na rede hoteleira que é o grande potencial local”, explica o secretário. Para a região serrana, a equipe da Semtre implementou um programa, estimulando a geração de trabalho e renda. “Os profissionais desse setor necessitam de qualificação e reciclagem permanente”, observa.
O trabalho foi desenvolvido tanto com os colaboradores quanto com os empresários, lembra Bogado. Toda essa ação foi planejada em conjunto com os empresários locais, através de uma oficina. Neste encontro, diz o secretário, houve a elaboração de um Plano de Ação, no qual foi inserida a reativação do curso de inclusão digital.
A parceria com a iniciativa privada é um dos recursos que a Semtre tem lançado mão. “Conseguimos cinco computadores, através da empresa Moma informática, que serão usados nesse projeto da região serrana”, comemora o secretário de Trabalho e Renda. Para o próximo ano, a projeção é qualificar 200 colaboradores da rede hoteleira e turística. “Queremos qualificar 30 guias de turismo para a região”, estima Bogado.