Foto: Maurício Porão
Formandos cursaram informática básica, assistente administrativo e técnicas diversas de beleza
As colegas de turma Elisângela Pacheco Neto, 33 anos, e Marta de Souza Costa, 58 anos, resolveram abrir um ateliê de unhas. A iniciativa surgiu após a conclusão do curso de manicure e pedicure, oferecido pela secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo e Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda (Agetrab). A formatura das futuras sócias e mais 90 alunos aconteceu, nesta quinta-feira (17), na sede do Macaé Facilita, em Córrego do Ouro, região serrana do município. Foram três meses de qualificação profissional nas áreas de informática básica, assistente administrativo, cabeleireiro, manicure e pedicure, maquiagem e designer de sobrancelha.
- A minha vida mudou na hora certa. Vamos alugar um ponto comercial e pretendemos ser um diferencial na região serrana de Macaé, aplicando toda a visão que conquistamos com o curso. Além da técnica, aprendemos informações importantes para atuarmos com responsabilidade nesse ramo. A ideia é, ainda, agregar as demais alunas que também realizaram a capacitação de manicure e pedicure - disse Elisângela.
De acordo com a coordenadora geral das unidades do Macaé Facilita, Jussara Vilela, a parceria busca ampliar as oportunidades de trabalho. "O objetivo é atuar de forma integrada em benefício da comunidade. A nossa meta é fortalecer cada vez mais ações de qualificação para a região serrana. Essas famílias têm como resultado a complementação de renda, além de fomentar a economia local", frisou Jussara.
A formatura contemplou a primeira turma do Salão Escola, inaugurado em setembro deste ano na localidade. O diretor de Educação Profissional da Agetrab, Jovenito Tavares, afirmou que a proposta do governo é a descentralização do atendimento. "Atualmente, os cursos não acontecem somente na sede do município. A população da região serrana não precisa mais se deslocar cerca de 30 quilômetros para realizar a qualificação profissional. Em 2015, formamos 190 pessoas. No próximo ano, os cursos continuam e as inscrições estão previstas para fevereiro", acrescentou Jovenito.
Para a instrutora de manicure e pedicure Edna Gomes Gonçalves, a primeira turma superou desafios. "Elas saíram da simples utilização da ferramenta como, por exemplo, o alicate, e hoje já sonham em abrir o próprio negócio. Elas aprenderam a importância de ter uma profissão, independência financeira, além de organização, limpeza e higienização", ressaltou.
A comerciante Juarina Ferreira da Silva Torres, 52 anos, participou do curso de informática. "Trabalho com um sistema de governo e não entendia bem o funcionamento. O curso foi útil e um diferencial no meu dia a dia profissional. Hoje já conheço a linguagem da informática e trabalho com mais facilidade e independência", explicou a comerciante.
Desenvolvimento
Os investimentos feitos pela Prefeitura de Macaé em Saúde, Educação, Emprego e Renda garantiram ao município a quinta colocação no Estado do Rio em desenvolvimento socioeconômico, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2015 divulgado neste mês. A análise foi feita com base em dados de 2013. Para contribuir com a formação profissional e geração de renda, a Agetrab oferece cursos de qualificação gratuitamente. Pelo Centro de Educação Profissional (Cetep), ao longo de três anos, já são cerca de 5 mil alunos formados que têm uma nova oportunidade de trabalho. Na lista do Índice Firjan, à frente de Macaé estão as cidades de Resende, Nova Friburgo, Niterói e Rio de Janeiro.