Qualificação profissional: prefeitura forma 800 pessoas

05/08/2015 10:00:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Ana Chaffin

Dezenove cursos do Cetep capacitam novos profissionais para o mercado

A deficiente auditiva Luciane de Moraes Ferreira, de 29 anos, fez o curso de Logística e Almoxarifado durante um ano numa turma especializada do Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) da Prefeitura de Macaé. Para alegria de toda a sua família, ela já está inserida no mercado de trabalho, pois conseguiu seu primeiro emprego. Em Macaé, são muitas as histórias de superação, com vidas transformadas pela qualificação profissional. Isso está ocorrendo com a maioria dos 800 formandos de 19 cursos do Cetep, cuja cerimônia de entrega dos certificados ocorreu na noite desta terça-feira (4), no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho.

Para o diretor-presidente da Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda (Agetrab), que rege o Cetep, Alexandre Fernandes, a formatura mostra que o governo municipal está no caminho certo, investindo nas pessoas que mais precisam de oportunidade. “Em meio à crise do país, ver esses cidadãos com suas lutas e conquistas estimula a Agetrab a cumprir sua missão: a qualificação profissional e o encaminhamento aos empregos”, avalia.

Mas um caso muito especial é o de Simoni de Andrade (43). Ela era doméstica, mas com a crise perdeu o emprego. Percebeu que os salões de beleza estavam sempre cheios, sendo a estética um negócio promissor. Entrou para as aulas de Cabeleireiro no Cetep. Agora já é dona de salão, que fica em um cômodo de sua casa. “Pretendo adquirir microcrédito dentro do projeto da parceria com o Governo do Estado, por meio da Age-Rio, com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e a Casa do Empreendedor", disse.

Outra pessoa que alcançou o diploma foi Márcio Cerqueira. Ele fez o curso de Condutor de Ecotrilhas - um curso novo do Cetep -, após quatro meses de assimilação de conteúdos. “O Sana tem cachoeiras e mirantes, flora diversa (floresta Atlântica) e fauna muito rica. A partir deste mês de agosto, levarei turistas do litoral para conhecer as belezas do sexto distrito de Macaé”, conta.

O instrutor de Pintura Industrial, Silvio Wagner, estava radiante. “Estou há 32 anos nessa área. Sempre digo aos meus alunos para terem esperança de que conseguirão o sonho de embarcar. Noventa por cento deles querem trabalhar em plataformas e dez por cento preferem atuar em terra”, comparou. O ex-aluno dele, Rafael Pinheiro (31), que também recebeu a titulação nessa solenidade, foi enfático. “Gosto desse ramo industrial. Aprendi coisas novas. Estou buscando inserção no mercado de trabalho”, atestou.

Também estavam juntos o instrutor de Maquiagem Júlio Ferraz e sua ex-aluna Raiany Rocha de Araújo Leite. Ele disse que com o certificado tudo se renovará na vida de seus 18 alunos, que serão por isso mais valorizados. Ela, por sua vez, afirma que já maquiou uma noiva e suas madrinhas, gosta de utilizar tons sobre tons e já se configura como autônoma.

Os cursos

Os novos formandos tiveram aulas dos seguintes cursos: Assistente de Material, Logística e Almoxarifado, Cabeleireiro, Condutor de Ecotrilhas, Maquiagem, Corte e Costura Básico, e Corte e Costura Intermediário.

Eles também foram formados em: Montador de Andaimes, Operador de Computador, Auxiliar Administrativo, Tricô e Crochê e Capacitação do Projeto Nova Vida, Hidrojatista, Homem de Área e Manicure e Pedicure, Caldeiraria, Soldador, Pintura Industrial, Auxiliar de Departamento Pessoal e Artes em Tecidos.

As aulas dos novos formandos tiveram início em março de 2015. No dia dez de agosto de 2015 começam novas aulas para outros 800 novos alunos e alunas já inscritos. Novas inscrições serão abertas em setembro de 2015.


Fotos Relacionadas