Foto: Maurício Porão
Cerca de 600 alunos participam de 19 cursos
Com cerca de 600 alunos, os 19 cursos de qualificação, capacitação e aperfeiçoamento profissional oferecidos pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Qualificação Profissional, estão prestes a entrar na reta final. Ministrados na modalidade presencial, a grade diversificada segue até o mês de junho com aulas nos turnos da manhã, tarde e noite, em dias específicos.
Com 29 instrutores, muitos deles voluntários, a grade de cursos conta com alunos de uma faixa variada, sendo reconhecida por receber aqueles que desejam ingressar no primeiro emprego ou se qualificar para conquistar novos horizontes no mercado de trabalho. A programação também é voltada para inclusão com respeito às especificidades dos alunos, abrangendo até mesmo intérprete de Libras, conforme a necessidade.
A previsão é que o edital do segundo semestre 02/2023 seja lançado em julho com novos cursos, inclusive no formato de educação à distância (EAD). Já os cursos de Auxiliar de Saúde Bucal e Condutor de Turismo, iniciados neste primeiro semestre, serão encerrados em agosto.
Os cursos movimentam a sede da secretaria, que funciona na Rua Alfredo Backer, 363, Centro, e também espaços de aulas práticas. Entre eles estão de Inglês, que é ministrado pela professora voluntária Tânia Santos. A estudante Débora Rayane Tavares, de 17 anos, é uma delas.
“Estou amando as aulas de Inglês. Quero aprofundar meus conhecimentos para posteriormente concluir meu Ensino Médio e trabalhar. O curso é maravilhoso”, disse Débora.
“Quero me capacitar muito mais, e os cursos aqui na Qualificação Profissional são excelentes. Desejo trabalhar, ser empreendedora, abrir meu próprio negócio, empregar pessoas e aqui estou aprendendo muito”, conta Karina.
“Estou conhecendo novas pessoas e conteúdos que vão fazer diferença na minha vida profissional. Ser guarda mirim sempre foi um sonho para a gente, agora queremos estudar ainda mais para chegarmos numa faculdade e no emprego dos sonhos”, disse Kauã.
“As parcerias público-privada serão ampliadas, e novos cursos na área offshore serão implementados. Sempre que abrimos um edital é uma grande alegria e hoje não foi diferente. Recebemos pessoas de várias idades, bairros de toda a cidade, níveis de escolaridade diferenciados, mas todos com o mesmo objetivo, que é conquistar uma posição no mercado de trabalho. Novas histórias serão inscritas”, declarou.
“A qualidade dos cursos é a diferença. O curso de Auxiliar de Saúde Bucal, por exemplo, tem a chancela do Conselho Regional de Odontologia (CRO)”, acrescentou.