Começa hoje (12) um projeto que promete agitar o dia-a-dia universitário em Macaé. É o "Quarta Cultural" da FUNEMAC – Fundação Educacional de Macaé, mantida pela Prefeitura. Ele foi idealizado para acontecer após as aulas, com o intuito de gerar integração entre os alunos das diversas instituições presentes na Cidade Universitária
Criado como opção de lazer cultural no espaço acadêmico , o projeto Quarta Cultural não possui fins lucrativos e busca contribuir para a formação de público nas áreas da música, artes cênicas e dança, ajudando a difundir novas produções e novos talentos, além de criar um novo espaço cultural na cidade. "Nosso papel, enquanto gestores do ensino superior de Macaé, é fomentar também as iniciativas culturais na cidade. Não podemos apenas nos queixar pela falta de opção cultural, temos que nos engajar pela mudança deste quadro", afirma o professor Joelson Tavares, presidente da FUNEMAC.
O evento marca também o final do período letivo da UFF e da FeMASS, além de trazer uma diversificação ainda maior para a Semana de Projetos da FeMASS, que termina nesta quinta-feira. "Realmente, esta semana tem grandes atrações na Cidade Universitária. As apresentações da Semana de Projetos estão em ótimo nível e, para completar ou coroar este evento, nada melhor que relaxar ao som de uma boa música", destaca Carlos Eduardo, aluno da FeMASS.
Jazz na abertura
João Braga, a atração de estréia da Quarta Cultural, já participou de festivais importantes como o VIVA BRASIL (1993), onde era o único trabalho instrumental ao lado de Caetano, Gil, Chico Buarque e Alceu Valença, além do Belga Jazz Festival. Especialista em Jazz, o músico é promessa de bom som. "É importante termos nomes com esta qualidade, para marcamos esta primeira edição do Quarta Cultural", ressalta Leonardo Schwab, Assessor de Cultura da FUNEMAC.
Quem também será parceira do projeto Quarta Cultural é a Fundação Macaé de Cultura. Segundo o vice-presidente, Denílson Machado, essa iniciativa deve ser vista com bons olhos por toda a classe artística de Macaé. "É uma forma de incentivarmos a população a ter acesso gratuito à cultura. Precisamos de ações como essa, o Roda Viva, entre outras, que façam esse trabalho de levar cultura ao povo. Afinal, educação e cultura têm tudo em comum", ressaltou. Ao longo do próximo ano, o projeto contará com a participação de conhecidos músicos e grupos locais, além de artistas da dança, entre outros.
A Cidade Universitária fica na Rua Aluísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros (Linha Verde) - Macaé/RJ. A Apresentação começa às 21h, gratuita.