logo

Quarta ponte sobre o Canal Fábio Franco: obras em fase final

19/12/2009 11:27:11 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin

Nova ponte faz parte do programa Água Limpa de macrodrenagem

A prefeitura de Macaé continua a instalação da quarta ponte pré-moldada sobre o canal Fábio Franco, na passagem de nível próxima à subida do Morro de Santana, no Miramar. Para dar continuidade aos trabalhos, a empresa responsável pelas obras, vencedora da licitação, o Consórcio CBPO/Zadar, solicitou que a Cedae realizasse a retirada de tubulação de água que passava sob a antiga ponte. Após essa ação da Cedae, e com o fundo do canal já preparado, começam as obras da instalação das placas pré-moldadas que vão compor a ponte.

Essa é a quarta ponte sobre o Canal da Fábio Franco instalada pela prefeitura. As intervenções visam ampliar a vazão das águas pluviais que passam no canal de dois metros para 5,20 metros para acabar com os alagamentos na região, que é mais baixa que o nível do mar. A quarta ponte segue o mesmo padrão das três já instaladas.

De acordo com o engenheiro Edilson Ferreira, do consórcio CBPO/Zadar, as chuvas atrasaram a conclusão dos serviços da quarta ponte. “Nossa expectativa é que o tempo colabore para que, no máximo em 20 dias, as obras estejam concluídas e o trânsito liberado”, disse Edílson.

As ações realizadas nas passagens de nível sobre o Canal Fábio Franco fazem parte da primeira fase do Programa Água Limpa, de macrodrenagem e ampliação do saneamento básico de Macaé. Esse programa, prioritário para o governo do prefeito Riverton Mussi, tem prazo de duração de três anos e inclui ações não só junto ao Canal Fábio Franco, mas em diversas áreas da cidade, como no Novo Cavaleiros, Nova Holanda, entre outras.

As placas pré-moldadas que compõem as paredes do canal já estão sendo instaladas e prosseguem as escavações para preparo da base e da concretagem da estrutura da ponte. Para a secagem do fundo do canal para que as obras possam ser realizadas, várias bombas de sucção estão sendo empregadas. As ações são acompanhadas e fiscalizadas pela secretaria municipal de Obras Públicas (Semop).

O secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, lembra que o alargamento dessas pontes foi necessário para aumentar a vazão das águas pluviais que passam no canal de dois metros para 5,20 metros, para acabar com os alagamentos naquela área.

O secretário destaca a importância dessas obras sobre o Canal Fábio Franco e também das outras obras que vêm complementar a primeira fase do Programa água Limpa, o canal da Rua Antônio Curvelo Benjamim, cujas obras já começaram, e a ampliação do canal da Avenida Evaldo Costa (Ayrton Senna). O secretário destaca também a instalação de três novas bombas de sucção junto à Elevatória da Télio Barreto, para ampliar a vazão do canal e facilitar o escoamento na cidade.

- A prefeitura, ao criar o Programa Água Limpa, enfrenta um antigo problema: os constantes alagamentos de várias áreas da cidade. Além disso, está dando ênfase ao saneamento básico, ampliando e instalando novas redes de escoamento de esgoto e construindo Estações de Tratamento de Esgoto, diz Tadeu.