O Filme Um Bonde Chamado Desejo, será exibido nesta quarta-feira (1º/08), no Teatro Municipal de Macaé. O filme compõe exibições do consagrado Cine Quarta, que acontece uma vez por mês, focando música e teatro. Um Bonde Chamado Desejo, tem original em preto e branco, com nuances de tonalidades que nenhum filme colorido consegue exibir. Esse é diferencial de filmes em preto e branco, hoje em dia não tão valorizados pelos espectadores. Para assistir a exibição do filme, gratuitamente, basta ir ao Teatro Municipal, que fica no prédio da Fundação Macaé de Cultura. A sessão está marcada para 19h.
O público alvo é de estudantes da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, porém o evento também é dedicado aos amantes de filmes de arte e lúdicos, bem como os dramáticos que curtem um filme em tonalidade preto e branco. Tecnicamente, produzido em 1951, "Um Bonde Chamado Desejo" tem todos os ingredientes necessários a um ótimo filme: além do excelente roteiro e da competente direção, o filme é ainda muito bom nos quesitos Fotografia, Trilha Sonora, Figurino e Direção de Arte. O ponto alto são as atuações de Marlon Brando e Vivien Leigh.
Para o agente cultural Leandro Baumgratz, coordenador do Cine Quarta e integrante do projeto Quartas Culturais, este filme é importante para todos os cinéfilos e espectadores, principalmente por ser um clássico e ter suas poderosas nuances em preto e branco, impossíveis de serem igualadas aos filmes coloridos de hoje, e podem observar a desenvoltura dos atores na década de 50, imortalizados nos dias de hoje. Antes do filme, o agente cultural faz uma explanação sobre a história do filme, a encenação dos atores e comportamentos cinematográficos.
Para assistir a exibição do filme, gratuitamente, basta ir ao Teatro Municipal, às 19h, que fica no prédio da Fundação Macaé de Cultura.
O filme, conta sobre Blanche DuBois que chega à New Orleans para visitar a irmã grávida, Stella, e o cunhado, Stanlye Kowalski. Para chegar ao apartamento da irmã ele precisa pegar o bonde chamado “Desejo”, pois Desire é uma rua da cidade. No pequeno apartamento do casal os confrontos se intensificam. Uma vez lá, estabelece-se um jogo de poder, com Stanley tentando intimidar Blanche e mostrar quem manda ali, enquanto ela não se submete e revida brincando (ou talvez não) de seduzir o cunhado.
Cada um usa as armas que conhece, e Blanche parece vencer o primeiro round. Mas ela tem mais de uma mancha em seu passado, e elas não tardam a ser descobertas por Stanley. Primeiro, ela pegou o marido em flagrante numa relação homossexual e ele, envergonhado, suicidou-se. Depois, ela hipotecou a propriedade da família (sobre a qual Stanley se achava com direitos) e acabou perdendo-a. Em seguida, foi demitida do colégio onde lecionava, acusada de tentar seduzir um aluno. Para completar o quadro, Stanley ainda descobre que Blanche se prostituiu num hotel de baixo nível.