O poeta é um ourives, um escultor, um carpinteiro, e a sua obra, o seu poema é também um produto material, como qualquer outro, onde o que importa não é o sentimento, mas sim a técnica, a capacidade artesanal do criador devidamente associada a seu esforço. Essa será a característica principal de centenas de poemas parnasianos expostos em forma de varal nesta quarta-feira (22), no corredor do terceiro andar do prédio do Centro Macaé de Cultura, na Avenida Rui Barbosa 780, pelo projeto quarta poética, desenvolvido pela Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, da Fundação Macaé de Cultura.
O evento cultural tem início às 17h. Os leitores poderão levar para casa o poema que mais gostarem. De acordo com os organizadores, nesta semana, as Quartas Culturais têm como ênfase o parnasianismo - movimento literário que busca objetividade e impessoalidade na formação da estética dos poemas, valorizando a métrica de forma rigorosa. As rimas são ricas, marcando o estilo poético que se manifesta no fim do século XIX.
- Os apreciadores da poesia poderão aprender um pouco mais sobre este movimento literário, conhecendo os autores que marcaram época, percebendo sobretudo a manifestação das principais características de suas obras – explica a coordenadora do evento, a agente cultural Alessandra Gélio.
Ela acrescenta que no Brasil, Olavo Bilac, Vicente de Carvalho, Luis Delfino, Alberto de Oliveira são alguns dos autores que traziam o conceito poético de que a arte deve valer por ela mesma, pela sua beleza, no entanto não escapam ao subjetivismo como os autores franceses.
Nos poemas, os leitores também encontrarão as seguintes características:
postura anti-romântica, objetividade temática, arte pela arte, culto da forma - representada pelos sonetos, versos alexandrinos (12 sílabas poéticas, rima rica, rara e perfeita). Além disso, também há nessa forma poética tentativa de atingir a impassibilidade e a impessoalidade, universalismo, descrições objetivas da natureza e de objetos, retomada da Antiguidade Clássica com seu racionalismo e formas perfeitas.
A Quarta Poética faz parte do projeto Quarta Cultural, quando a cada quarta-feira acontece evento artístico-cultural no prédio do Centro Macaé de Cultura. Filmes, encenações teatrais e apresentações musicais são os outros eventos. Já foram temas das Quartas Poéticas estilos literários como barroco e arcadismo, além de poesias renascentistas e outras.