logo

'Que Mato é Esse?': projeto é selecionado em mapeamento nacional

08/10/2024 17:09:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Arquivo Secom / Moisés Bruno

Projeto conta com canteiros comunitários tendo o cultivo como prática integrativa

O projeto “Que Mato é Esse?” foi selecionado em um Edital de Chamada Pública lançado pelo Programa Nacional de Agricultura Urbana do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, do Governo Federal. O chamamento está mapeando experiências em todo país acerca da agricultura urbana e periurbana nos serviços de saúde e assistência social. Os classificados farão parte de um e-book previsto para ser lançado em fevereiro de 2025.

A seleção classificou o projeto para participar da 2ª etapa avaliadora, com resultado final previsto para ser divulgado em 16/10. Coordenador e responsável pela criação do projeto, Jaques Cavalcanti falou da alegria em fazer parte do movimento de fortalecimento de políticas públicas voltadas para a promoção da saúde através do trabalho de campo.

“O projeto nasceu com objetivo de integrar a população com o contato com a terra e o cultivo do que é bom e saudável. Benefício que retorna a esse mesmo público que pode usufruir do consumo de hortaliças, verduras e vegetais cultivados. Avançar na seleção deste Chamamento Público comprova a importância do trabalho feito em Macaé, além de nos permitir a troca de experiências com dezenas de outras boas práticas realizadas no país”, destacou.

O projeto conta com canteiros comunitários em dez instituições como unidades de saúde, escolas e entidades sociais. A iniciativa consiste no cultivo como prática integrativa, social e educacional. Para isso, os canteiros preparados nas instituições contam com o apoio técnico para o preparo da terra, plantio e colheita. O que é colhido é aproveitado para consumo dos participantes além de ser doado a instituições sociais.

O mapeamento das experiências da agricultura urbana e periurbana nos serviços de saúde e assistência social é uma iniciativa do governo federal e conta com a parceria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


Fotos Relacionadas