Foto: Maurício Porão
Professores da Fesportur auxiliam idosos que participam do projeto Quinta do Idoso
O Centro de Convivência do Idoso Elisa Lamoglia Mussi, nesta quinta-feira (18), serviu de palco para a animação com os variados grupos de idosos que participaram do projeto “Quinta do Idoso”. O projeto da Prefeitura de Macaé, concebido pela subsecretaria do Idoso e que conta com o apoio da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), acontece todas as quintas-feiras, visando promove o bem estar e entretenimento, por meio de diversas atividades, à Terceira Idade macaense.
Segundo a subsecretária do Idoso, Marli Reis, com o crescimento do número de idosos no país, os municípios devem buscar alternativas na geração de políticas públicas para a Terceira Idade, um segmento geralmente esquecido pela sociedade. Ela disse que o projeto Quinta do Idoso objetiva fazer com que o segmento reviva, recrie e tenha atividades que estimulem suas potencialidades. Ela comemorou o sucesso do primeiro dia.
— Estamos satisfeitas com o resultado deste primeiro dia. É a Prefeitura fazendo a sua parte com políticas sociais e especificas. Tivemos um dia bastante movimentado no Centro de Convivência, com a Academia Popular do Parque Aeroporto acontecendo aqui e no período da tarde, os residentes da Casa do Idoso e da Pousada da Cidadania participando das oficinas de memória e de leitura dinâmica, de pintura em tecido, brincadeiras e das oficinas de mesa (baralho, dama, dominó e xadrez) com muito entusiasmo — ressaltou, completando que o projeto assegura o bem estar físico e mental aos idosos, tirando-os do isolamento com atividades alegres, sempre em grupo.
Na primeira edição a equipe do Centro de Convivência contou com a participação dos professores Rodrigo, Tatiana Tauil e Alexandra Macedo, da Fesportur, que coordenou os trabalhos. Nas próximas edições estão previstas muitas outras atividades e uma gincana, com objetivo de integrar e socializar os diversos grupos de idosos da cidade.
OMS ALERTA – Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2025, pela primeira vez na história, o número de idosos será maior do que o número de crianças no planeta. Até mesmo o Brasil, que era conhecido como o país jovem, já possui um elevado número de idosos. Daqui a 20 anos, o país será o sexto no mundo com o maior número de anciãos. A explicação para esse aumento na expectativa de vida em todo mundo está nos avanços da medicina e melhorias na qualidade de vida.