Foto: Rui Porto Filho
Roda de samba acontece das 19h30 às 21h, evento terá também artesanato local e gastronomia
A Campanha ‘Maio Amarelo – No trânsito o sentido é a vida’ será encerrada nesta quinta-feira (30), durante o ‘Quintas no Museu’, no Solar dos Mellos, com roda de conversa sobre o tema, pela parceria das secretarias de Mobilidade Urbana e Cultura. A roda de conversa vai acontecer das 18h às 19h30. Em seguida será a roda de samba, das 19h30 às 21h. O evento nos jardins do Solar, no Centro da cidade, terá de artesanato local e gastronomia urbana diversificada. A entrada é franca.
Para participar da roda de conversa foram convidados, além da educadora para o trânsito, Jô Wilme, o comandante do 9º Grupamento de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, Tenente Coronel Luiz Fernando Nunes Shincado; o presidente da Associação Ciclística de Macaé, Eder Agostinho, e a motorista de aplicativo de carona, Kelly Fernanda da Silva Geraldo.
Este ‘Quintas no Museu’ terá início com a quarta e última palestra do ciclo ‘SEI’ do Sebrae deste mês, oferecido a Microempreendedores Individuais (MEIs) parceiros do projeto cultural, com duração de quatro horas, das 13h às 17h, no auditório Presidente Washington Luís. Mais informações sobre o próximo ciclo de formação para o empreendedorismo pelo telefone (22) 2762-9894. O Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé está localizado na Rua Conde de Araruama, 248, no centro da cidade. Telefone 2759-5049.
No sábado (25), a ‘Caminhada Maio Amarelo’, na orla da praia dos Cavaleiros, reuniu cerca de 200 participantes com distribuição de panfletos. Com a participação de famílias e também de muitos ciclistas, a caminhada para prevenção de acidentes e segurança no trânsito saiu da altura do Clube Cidade do Sol até o Centro de Convivência da Praia dos Cavaleiros, distribuindo camisas do Maio Amarelo.
"Se a nossa campanha puder evitar que, ao menos, uma vida seja ceifada no trânsito, já terá valido a pena. É preciso parar para pensar em atitudes do dia a dia e mudá-las se for necessário. Estas ações de conscientização são fundamentais e vai ser bom que culmine em uma roda de conversa seguida de roda de samba. Todos estão convidados", disse a educadora para o trânsito, Jô Wilme.
Além de pedagoga, Jô Wilme é cantora e atriz. Ela estreou, em 2016, no musical de Yaisa Carolina, “Não Deixe o Samba morrer”, com direção musical de Ricardo Badaró, no Teatro Municipal de Macaé. Desde então começaram as suas participações na noite macaense. Nesta primeira apresentação no museu, Jô Wilme mostrará sua voz potente e marcante na interpretação de sambas e outros ritmos da Música Popular Brasileira (MPB). Ela estará acompanhada pelo grupo ‘Mistura e Manda’, formado por professores da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), sob a coordenação de Marco Polo.
Dados do trânsito
Durante este mês, a Secretaria de Mobilidade Urbana programou, em empresas e escolas públicas e particulares da cidade, sete palestras ‘Me ouça’ com o objetivo de reduzir os índices de feridos e mortos no trânsito. Nas de educação infantil a atividade foi adaptada para a faixa etária. Os dados fechados no ano passado pelo órgão registram 406 acidentes com cinco vítimas fatais e neste ano já somam cerca de cem ocorrências.