Contribuir para a redução de acidentes e adoção de uma direção mais responsável são os principais objetivos dos radares.
Contribuir para a redução de acidentes e adoção de uma direção mais responsável em trechos críticos de Macaé, estas são as principais funções dos equipamentos eletrônicos de controle de velocidade, conhecidos como radar. Os dez instalados em Macaé pela Secretaria de Mobilidade Urbana registraram mais de nove mil infrações nos últimos 90 dias, quando dois novos radares instalados na Linha Verde e um na Estrada da Cancela Preta entraram em funcionamento. Apesar do número expressivo, a média mensal de acidentes na cidade teve uma redução de 10% em 2010 em relação a 2009.
Os novos radares foram responsáveis pelo registro, somente no mês de dezembro, de cerca de seis mil infrações. De acordo com o setor responsável pela análise das infrações, um único aparelho, instalado na Linha Verde, no trevo da Aluísio da Silva Gomes, já aplicou mais de duas mil multas em um mês, uma média de mais de 100 registros por dia.
O sistema baseado na fiscalização eletrônica é fundamental para melhorar a fluidez do trânsito e infelizmente, a punição é a única forma de alertar alguns motoristas para o respeito às leis de trânsito.
O objetivo é a redução de acidentes, pois a cada três habitantes macaenses existe um veículo, e a tendência é que esse índice aumente. Além disso, a Secretaria conta um sistema de controle automático, garantindo a redução de imprudências por parte dos motoristas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o comportamento do motorista é o principal fator responsável por acidentes de trânsito e o excesso de velocidade desponta como a imprudência mais determinante em casos de acidentes fatais no Brasil, por isso a importância de acordo com Jorjão para a adoção de uma nova postura. O objetivo da Secretaria é mudar essa cultura agressiva de direção e começar a enxergar o trânsito de forma humanizada.
Transitar em velocidade superior a máxima permitida na via, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, resulta em duas penalidades: com excesso até 50% é infração grave, com cinco pontos na carteira e multa de cerca de R$ 127, 69 já para as que excedem os 50% a infração é gravíssima, com sete pontos e multa no valor de R$ 574,62.
Veja os pontos em Macaé que contam com fiscalização eletrônica:
Linha Azul – KM 01 – sentido Linha Verde (80km/h)
Linha Azul – KM 04 – sentido Aeroporto (80km/h)
Rua Hildebrando Alves Barbosa S/N, sentido Centro (50km/h)
Rua Hildebrando Alves Barbosa S/N – sentido Aeroporto (50km/h)
Av. Atlântica próximo ao nº 1314 sentido bairro (40km/h)
Av. Atlântica próximo ao nº 1900 - sentido bairro (40km/h)
Linha Verde - trevo da Aluísio da Silva Gomes (50km/h)
Linha Verde - trevo da Aroeira (50km/h)
Estrada da Cancela Preta próxima ao nº 234 (40km/h)
Rua Dr. Bueno próximo a esquina com Av. Jesuítas (40km/h)