Nos últimos dias, a secretaria municipal de Ciência e Tecnologia (SECTEC) tem sido visitada por diversos auditores, dos mais variados órgãos ligados à ciência da Metrologia, com o intuito de avaliar as atividades realizadas pelo Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT), como também, a competência técnica dos mestres em metrologia e técnicos do Instituto.
Nos dias 13 e 14 de junho deste ano, uma equipe técnica do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) realizou uma auditoria técnica nos laboratórios do Instituto. Os técnicos do órgão nacional avaliaram todo o sistema de qualidade, passando por requisitos gerenciais, treinamento de pessoal e procedimentos de calibração de instrumentos. Após a avaliação, a equipe do Instituto Nacional, recomendou a manutenção da acreditação (credenciamento) do laboratório de Pressão (LABPRES) junto a RBC (Rede Brasileira de Calibração).
No dia 02 de agosto, quem esteve em visita a sede da secretaria foi a presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM/RJ), Soraya Santos. Ela veio acompanhada de mestres em Metrologia conhecer às instalações do IMMT e estabelecer parcerias para que o IPEM possa expandir suas atividades no município e, assim, melhor atender a população de Macaé e toda a região.
Soraya Santos informou que existe um interesse do IPEM em ter um posto fixo em Macaé. “Em princípio, seriam utilizadas as instalações do instituto macaense, desde que, a parceria seja efetivamente formalizada”, disse ela na ocasião.
Já neste mês de novembro, durante dois dias (10 e 11), uma equipe de auditores da Rede Metrologia do Rio de Janeiro (REMERJ), também esteve visitando a secretaria para uma auditoria técnica. Os técnicos avaliaram as atividades realizadas nos laboratórios de Pressão (LABPRES) e de Elétrica (LABEL). Após o trabalho de avaliação, os auditores reconheceram a competência dos laboratórios do IMMT e os recomendaram para a prestação de serviços em sua área de atuação.
Para o gerente técnico, João Carlos Sant’Anna, essas visitas são importantes porque servem de parâmetro na avaliação dos laboratórios, já que os mesmos estão sendo acreditados na RBC (Rede Brasileira de Calibração). “Estas auditorias são fundamentais para sabermos se nossos laboratórios continuam mantendo os níveis de qualidade exigidos pelos sistemas metrológicos para laboratórios de calibração”, ressalta.
Já para o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, a avaliação é importante para o município, por possibilitar que as pequenas e médias empresas possam utilizar os benefícios proporcionados pela Metrologia. “Isso vai resultar numa redução nos preços de serviços de calibração feitos por essas empresas e uma economia para o município, em razão de todo o processo que envolve nosso trabalho, ser feito inteiramente em Macaé, sem a necessidade de se deslocar para outros Estados”, garante.
A Secretaria de Ciência e Tecnologia, dentro do seu planejamento estratégico, vem dinamizando os serviços do Instituto como órgão executor das atividades metrológicas em Macaé. Portanto, as visitas técnicas dos auditores dos órgãos metrológicos proporcionam à cidade um elevado nível de qualidade nos serviços de calibração, mantendo o município no mesmo patamar exigido pelo Sistema Nacional de Metrologia.
De acordo com o secretário o objetivo das auditorias é reavaliar os procedimentos técnicos e o sistema de qualidade desenvolvido pelo IMMT. “O governo Riverton Mussi está dando continuidade ao trabalho de fornecer às empresas de Macaé e Região, a estrutura de serviços na área de calibração de instrumentos de medição, dentro dos níveis de qualidade estabelecidos pelo INMETRO”, finalizou Guilherme Jordan.