A noite de segunda-feira (08) foi especial para a equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), vinculado à secretaria Executiva de Infância e Juventude e à secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano. O motivo foi a abertura da mostra do projeto Recriando Tarsila, que ficará exposta à visitação no Solar dos Mellos até o dia 19. São 40 peças pintadas a óleo por meninos e meninas, de 7 a 14 anos, assistidos pelo programa.
A solenidade de abertura foi prestigiada pelo secretário de Acervo e Patrimônio Histórico, Ricardo Meirelles, e ainda por representantes das empresas Petrometal, que forneceu os cavaletes para a mostra; e Skanska, a mais nova parceira do programa que contribuiu com materiais para a oficina de arte. Também marcou presença o assessor especial da secretaria de Comunicação Social, Décio Braga, e o grupo Mulheres Cristãs em Ação da Igreja Batista da Imbetiba (MCA-IBI), além de outros convidados.
- A oficina de arte do Peti abriu os horizontes dessas crianças, que até então tinham pouco ou nada com o que sonhar - disse a representante da Petrometal, Farid Rocha, ao constatar o excelente resultado do Recriando Tarsila. No dia 27 de novembro, a Petrometal dará uma festa no Clube Cidade do Sol, onde serão leiloadas cerca de 15 telas selecionadas da mostra, com reversão da renda para os projetos do Peti.
Da mesma forma, o representante da Skanska, Armando César, aplaudiu a iniciativa de utilizar a arte como ferramenta de transformação social. Na próxima quarta-feira (11), às 16h, a empresa fará o lançamento do projeto "Faça uma Criança Feliz", na sede do Peti, na Fronteira, em benefício das crianças e adolescentes participantes do programa. Durante o evento, os funcionários da Skanska vão distribuir brinquedos e materiais de pintura adquiridos em campanha interna que envolveu também alguns de seus fornecedores e colaboradores.
Mostrando timidez no primeiro contato com o público, os autores das telas premiadas em primeiro e segundo lugar, respectivamente, Flávia e Wesley Alexander, ambos de 10 anos, disseram que gostaram de conhecer a obra e também um pouco da vida de Tarsila do Amaral, e muito mais ainda de ter a oportunidade de fazer uma releitura das obras da maior pintora brasileira.
Felizes e emocionados com o momento especial que marcou o sucesso do projeto, a coordenadora geral do Peti, Viviane Menezes, e o orientador pedagógico Douglas Fontes, agradeceram ao secretário Ricardo Meirelles pela cessão do espaço da mostra, e aos parceiros que tornaram possível a materialização do Recriando Tarsila. "Este é apenas um dos projetos que o Peti oferece a esses meninos e meninas da Fronteira. Pretendemos propiciar muito mais e vislumbramos a montagem de uma rádio e de um jornal, do tamanho que nossos passos puderem alcançar", disse o orientador pedagógico.