Foto: Divulgação
A Prefeitura de Macaé, através da Casa do Servidor, inicia processo de convênio para acesso aos serviços oferecidos pela Clínica Terapêutica Shalon and Life
A Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos iniciou nesta sexta-feira (21) o processo de convênio com a Clínica Terapêutica Shalon and Life. O objetivo é oferecer, por meio da Casa do Servidor, ações de tratamento da dependência química em geral e saúde mental. Com a iniciativa, os servidores terão acesso aos serviços de acolhimento e tratamento existentes no espaço localizado no bairro da Glória, em Macaé.
O Secretário Municipal Adjunto de Recursos Humanos, Aristófanis Quirino, destacou que a proposta é disponibilizar um espaço para acolhimento de servidores e familiares que necessitam do serviço especializado.
“A ideia é cuidar não só dos servidores, assim como de seus familiares, pois temos diversos relatos da necessidade desse espaço de acolhimento. Além da Casa do Servidor, programa já em fase de implementação, iniciamos o estudo de viabilidade da Policlínica do Servidor, com diversas especialidades médicas, e este convênio com a Clínica Shalon será muito importante para avançarmos nas políticas públicas com os 16 mil servidores da Prefeitura de Macaé”, frisou o secretário.
De acordo com o diretor da Shalon and Life, Luiz Antônio Guerreiro, a instituição, fundada há mais de duas décadas, trabalha com atendimentos de consultas médicas, psicológicas, hospital-dia e internação, principalmente, de dependentes químicos. Ele acrescenta que a equipe multidisciplinar é formada por clínico geral, psiquiatras, psicólogos, técnico em reabilitação de dependentes químicos, monitores, profissional de Educação Física, nutricionista, assistente social, enfermeira, terapeuta ocupacional, além de profissionais de apoio e administrativo. Um dos pilares da clínica é a preservação da identidade dos acolhidos e o apoio aos familiares, acrescentou.
A coordenadora da Casa do Servidor, a servidora Fabieni Barcelos, afirmou que algumas atividades no espaço já estão funcionando como projeto piloto. “Estamos em fase de finalização, aguardando aparelhos de ares condicionados para dar a infraestrutura adequada e inaugurarmos o atendimento ao servidor. O objetivo do programa é oferecer um ambiente de cuidado, autocuidado e acolhimento aos servidores. As atividades serão desenvolvidas em parceria com outras secretarias, abordando questões como antitabagismo, combate às drogas, alcoolismo, depressão, entre outras”, frisou a coordenadora.
A Casa do Servidor já atende o Programa Acolher sob a coordenação da servidora Priscilla Castilho que atende servidores e familiares que perderam entes queridos e são orientados sobre os procedimentos legais a serem cumpridos. Em breve os setores SESMT e CIPAA estarão atuando no mesmo local.
Os servidores interessados em conhecer o espaço, os trabalhos propostos e a equipe podem procurar voluntariamente a Casa do Servidor, que está aberta das 08 às 17 horas, à Rua Dr. Francisco Portela, 702, Centro.