A partir dos resultados da ‘Prova Macaé 2011’, aplicada aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação em 24 de agosto deste ano, a secretaria de Educação desenvolve estratégias de orientação didática aos professores para melhorar o desempenho dos estudantes na “Prova Brasil”, avaliação do governo Federal para diagnosticar a qualidade de ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro.
A “Prova Brasil”, que acontece de dois em dois anos, será aplicada em novembro. Com base em seus resultados e nos indicadores de aprovação das escolas, é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das unidades de ensino. Pela primeira vez neste ano o município promoveu a “Prova Macaé 2011”. A consolidação dos resultados dessa avaliação, aplicada a mais de 1,5 mil estudantes do 9º ano, já foi concluída pela secretaria de Educação.
A Coordenação de Língua Portuguesa e de Matemática inicia esta semana, durante os horários de atividade das escolas, a orientação â prática dos professores com base nesse consolidado. A meta é melhorar os resultados da próxima “Prova Brasil”. Por isso, as orientações têm como foco o trabalho com as habilidades e competências que apresentaram algum déficit.
Comparados aos da última “Prova Brasil”, os resultados da “Prova Macaé 2011” demonstraram uma melhora em relação a alguns descritores mais complexos, elaborados pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar habilidades e competências. “Houve sim uma evolução, mas buscamos um progresso maior”, considera uma das coordenadoras de Língua Portuguesa, Sandra Matsumura.
Segundo ela, os descritores que não apresentaram o resultado esperado foram os mesmo que registraram déficit na última “Prova Brasil”. São eles os que tratam de textos ou estruturas mais complexas e que mesclam competências.
- Estamos adaptando as nossas práticas, para que o desempenho em novembro seja melhor. Em Língua Portuguesa, esse diagnóstico serve especialmente para avaliarmos a estrutura didática com relação às habilidades em estudo de textos, leitura e escrita, identificação de gêneros e questões gramaticais, que são ferramenta importantíssima nessa construção. Este consolidado servirá de base para a reestruturação curricular, possibilitando a revisão do Caderno de Orientação Curricular do Município (COC), explica Sandra.
Os resultados de Língua Portuguesa foram superiores aos de Matemática. Por isso, a secretaria de Educação tem projetos específicos para esta disciplina. Dezenove escolas da Rede Municipal de Educação de Macaé com turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental estão incluídas no projeto Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). Desde abril, os professores dessas escolas recebem orientação da Coordenação de Matemática para realizar atividades com recursos concretos, que proporcionam aos estudantes a construção dos conceitos matemáticos de forma lúdica. As turmas do 6º ano de escolaridade de cinco escolas foram priorizadas neste semestre.
Além disso, nos dias 2 e 3 deste mês, aconteceu, na Cidade Universitária, o ‘Encontro de Gestão de Polos e de Cursos à Distância e Recursos para o Ensino de Matemática’, que promoveu discussões com o objetivo de melhorar as práticas do ensino de Matemática. Fora essas estratégias, a secretaria de Educação desenvolve, desde o início deste ano letivo, o ‘Programa de Aprofundamento de Estudos para o 9º ano’, oferecendo a alunos das 18 escolas da rede com turmas de 9º ano dois tempos de aula semanais a mais nas das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática. A “Prova Macaé” para o 5º ano será aplicada no início do próximo mês.