logo

Rede municipal de ensino prioriza segurança alimentar

14/08/2013 17:20:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Alimentação saudável e específica para quem tem intolerâncias é oferecida aos alunos.

O reforço da segurança alimentar dos alunos da rede municipal de ensino é uma das prioridades da prefeitura. Com o oferecimento de 45 mil refeições diárias, as escolas municipais seguem um cardápio preparado pelas nutricionistas da secretaria de Educação, que conta diariamente com café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar para os estudantes do turno da noite.

As refeições são produzidas para estudantes dos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio, com informações específicas quanto ao preparo da merenda e cuidados especiais para os alunos que têm patologias. Hoje, 132 estudantes de 42 unidades municipais necessitam de um cardápio diferenciado. Destes, três alunos apresentam intolerância ao glúten, dez têm diabetes e 103 possuem intolerância à lactose.

Para reforçar o preparo da merenda, a Coordenação de Nutrição da secretaria de Educação realiza nesta quinta-feira (15) um treinamento especial para merendeiras. O encontro será no Colégio Municipal Lions, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Cerca de 70 profissionais que atuam na merenda vão participar de oficinas com enfoques sobre “Boas práticas na produção de refeições”, “Segurança de trabalho” e “Importância na produção de cardápios diferenciados para alunos”. Alguns apresentam intolerância ao leite, diabetes, colesterol alto e alergia ao glúten.

As equipes de nutricionistas da secretaria de Educação e da empresa que fornece a alimentação vão enfatizar os cuidados com os alimentos para alunos que apresentam patologias. A intenção é destacar a necessidade de cada um, com produtos ideais como pão e requeijão light, adoçante e leite de soja.

Também neste segundo semestre letivo, o Governo Municipal segue com a determinação da Lei 11.947/2009, que prevê a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar, provenientes do Governo Federal, na compra de produtos da Agricultura Familiar.

A aquisição dos gêneros alimentícios da Agricultura Familiar no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar segue regras legais, estabelecidas por órgãos competentes. Por isso são priorizados os alimentos produzidos de acordo com as boas práticas agrícolas e de fabricação no município.

Segundo a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o objetivo de uma programação especial para merendeiras da rede municipal é contribuir para o crescimento, aprendizagem, rendimento escolar e formação de hábitos saudáveis dos alunos.