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Rede municipal é representada na Itália

09/11/2015 10:10:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

Escola Professor José Bruno implanta metodologia que integra aluno em todos os setores da unidade

A metodologia educacional Reggio Emilia, proveniente da Itália, que está sendo implementada na Escola Municipal de Educação Infantil Professor José Bruno de Azevedo, será compartilhada pelas representantes da unidade desta segunda-feira (9) a sábado (14), na Itália. A unidade municipal situada nas Malvinas atende 103 alunos de dois a cinco anos e funciona em horário integral. Todos que viajaram estão arcando com as próprias despesas. 

As representantes da rede municipal e educadoras da unidade, Helen Pereira (diretora), Makerly de Oliveira (professora orientadora) e Maria Elizabeth Ferrari (professora) estão na Itália para intercâmbio de ideias e melhor conhecimento do projeto, que será reforçado na escola e, posteriormente, ampliado para outras unidades municipais. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, o trabalho coletivo é uma das bases da experiência de Reggio Emilia. "A metodologia valoriza cada criança em sua experiência", comentou.

Durante a viagem, as educadoras serão recebidas no Centro Internacional Loris Malaguzzi pela coordenadora Kiara Spaggiari, uma das mediadoras do sistema Reggio Emilia, que está tratando da criação de uma nova escola na Itália, cujo projeto será compartilhado na unidade municipal José Bruno de Azevedo.

Aulas - Seguindo a proposta Reggio Emilia, a Escola Municipal de Educação Infantil José Bruno de Azevedo ministra oficinas voltadas para pintura, brincadeiras e atividades com materiais não estruturais com destaque para reciclados. Na escola, alunos e professores têm a oportunidade de criar e utilizar materiais pedagógicos como boliches com garrafas pets e tapete sensorial. Todas as estratégias contribuem no trabalho com cores, formas e sequências.

De acordo com a diretora Helen Pereira, a metodologia de Reggio Emilia evidencia o valor de cada indivíduo. "Este modelo educativo prioriza as particularidades dos estudantes e das suas famílias, por meio da realidade em que vivem. O trabalho coletivo é uma das bases dessa experiência", afirma.

Um das estratégias aplicadas na unidade é a abertura da cozinha, espaço inteiramente conectado com a proposta pedagógica de que os alunos fazem parte de oficinas de culinária, com a produção de gelatina e salada de frutas. A proximidade dos alunos reforça a importância da relação com a família, já que nesse ambiente se constroem importantes laços. Na atividade eles são convidados a experiências sensoriais e de degustação onde há destaque para importância da alimentação saudável.

A pedagogia da Reggio Emilia é reconhecida por destacar o reconhecimento das múltiplas potencialidades de cada criança, observada e atendida em sua individualidade. Para isso, as escolas criam espécie de “laboratórios do fazer”, que combinam as tradicionais linguagens gráficas, de manipulação (modelos e maquetes), mas também as do corpo, ligadas ao movimento, as da comunicação verbal e não-verbal, além do pensamento lógico, científico e natural.

"O trabalho segue o desenvolvimento de habilidades e competências conduzidas a partir de suas próprias relações com os demais e com o mundo", finalizou a diretora Helen.

A experiência na Itália servirá para que as educadoras repliquem a metodologia, futuramente, nas demais escolas de educação infantil da rede municipal.


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