Rede municipal ganha etapa do Torneio Juvenil de Robótica

30/11/1999 00:00:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Alunos de quatro escolas municipais participaram da competição

Vitória para Macaé no Torneio Juvenil de Robótica. Os representantes das equipes das escolas municipais Eda Daflon (Imbetiba), Natálio Salvador Antunes (Córrego do Ouro), Sana e Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol) faturaram medalhas na programação, considerada um dos maiores eventos de robótica do país. A fase nacional acontece entre os dias 22 e 24, em São Luís/Maranhão, e é considerada o segundo maior evento gratuito de robótica da América com a integração de mais de mil equipes participantes.

Realizado no último sábado (28), no Shopping Plaza Macaé, o torneio contou com 45 equipes da região, além da capital do Estado do Rio. Deste total, 30 equipes são de escolas da rede municipal. Entre vencedores e destaques da categoria ‘uma viagem ao centro da terra’ estão a equipe Robóticos Daflon, que faturou o primeiro lugar nos níveis 1 (kids) e 2. Já a equipe X-Poli, representante do Colégio Municipal Polivalente Anísio Teixeira, conquistou a primeira colocação no nível 3. Os alunos fizeram bonito na modalidade em que o robô de resgate detecta o objeto e retira-o do ambiente.

Macaé também foi ganhadora na categoria "resgate no plano" no nível 3 (Ensino Médio). O troféu de primeiro lugar ficou com a equipe "Serratec" da Escola Municipal Natálio Salvador Antunes, que também faturou a terceira colocação. O Colégio Municipal do Sana, com a equipe "Sanandroid", conquistou o segundo lugar. Esta modalidade apresenta o robô e retira o objeto do plano.

Com o tema "difundir desafios sempre", a programação foi marcada pelo entusiasmo e troca de experiências de curiosos e adeptos da robótica, que fizeram parte de inúmeros desafios planejados para o estudo e desenvolvimento da robótica para robôs autônomos. Entre os participantes estavam os integrantes da equipe "Robóticos Daflon", Jorge Amado de Oliveira, Kauã Evandro Soares e Helena Nunes, que afirmaram ser a premiação inesquecível. "Foi uma programação de muita adrenalina e desafiadora. Gostamos muito", contaram os alunos conduzidos pela professora Gilmara Santos.

A idealizadora do programa #inovareaprender e design educacional, Luemy Ávilla, agradeceu aos participantes. "Sou grata por todas as equipes, universitários e profissionais que atuam no programa por fomentar novas formas de aprender e sempre com ânimo", frisa. O evento contou com apoio do programa de Iniciação à Robótica #Inovareaprender.