Fortalecer a formação da cidadania e as relações interpessoais, de forma com que a sala de aula se torne um ambiente mais humanizado, formar líderes em salas de aula com a proposta de levar aos estudantes através de reflexões e debates nas turmas, escolas municipais e comunidade, em que vivem. Estas são algumas das finalidades da ação “Pequenos Líderes”, que será lançada nesta quinta-feira (11), na Escola Municipal de Educação Infantil Carmem de Jesus, às 9h30, com duas turmas de Pré II.
O trabalho, que será desenvolvido com 14 escolas municipais de Educação Infantil e nove unidades de Ensino Fundamental (1º ao 5º anos de escolaridades), será ministrado pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação. Os trabalhos serão coordenados pela equipe do Programa Educação para Paz – projeto: Conselho Escolar, com a participação dos contadores de histórias da Educação.
De acordo com a secretária de Educação, Marilena Garcia, a expectativa é propiciar ao estudante um conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercício pleno de cidadania. “A intenção é assegurar o respeito à diversidade, termos na rede municipal de ensino escolas que contribuam para a formação plena do sujeito de forma cidadã, para que o mesmo possa aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser a partir do enfrentamento inteligente pelo diálogo, ação e princípios de cooperativismo. O objetivo é levar aos nossos alunos todos os princípios de uma boa liderança aliada à sabedoria, igualdade e respeito aos demais”, diz Marilena.
Cronograma - A agenda da ação “Pequenos Líderes” segue na terça-feira (16), na Escola Municipal de Educação Infantil Maria Cecília Furtado, às 14h; na quinta-feira (18), no Colégio Municipal Neuza Goulart Brizola, às 9h e 14h, do 1º ao 5º anos de escolaridade e na sexta-feira (19), na Escola Municipal de Educação Infantil Esméria Reid, às 9h e 1h. O cronograma se estende até o dia 13 de novembro, com a turma de Pré- II, da Escola Municipal de Educação Infantil Átilla de Aguiar Maltez Júnior.
A atividade será diferenciada para os segmentos de ensino. De acordo com a responsável-técnica pelos Conselhos Escolares, Rogélia Rozendo, para as turmas de Educação Infantil será contada a história “Três Porquinhos”, em que um dos personagens exerce o papel de líder e se destaca pelo dom do planejamento de construção de uma casa. “Vamos levar imagens com desenhos para as crianças refletirem sobre as ações negativas e positivas e um diálogo sobre a importância de ser um líder na sala de aula ou na escola”, conta.
Já para os alunos do 1º e 2º anos, a atividade vai abranger a contação do texto “Reizinho Mandão”, em que os estudantes terão a oportunidade de redigir frases e produzir desenhos sobre o exercício do papel de liderança. Para os estudantes do 3º ao 5º anos, a ação “Pequenos Líderes” terá a contação da história “Assembléia dos Ratos”. “Na ocasião, as turmas serão divididas em dois grupos, em que os integrantes terão a oportunidade de apresentar opiniões sobre os problemas da realidade e como podem ser minimizados e solucionados. Para isso, mediaremos um grupo de jurados, responsáveis pelas análises das melhores propostas destacadas por ambos os grupos. A intenção é escolher a melhor solução em prol da coletividade”, explica Rogélia.
Ela afirmou ainda que a ação “Pequenos Líderes” vai reforçar o trabalho dos conselhos escolares e disseminar nas escolas o trabalho voltado para a formação de crianças e jovens líderes. “Esta é mais uma prova do exercício da democracia. A intenção é atender inicialmente 24 escolas municipais, para posteriormente ampliar em outras unidades e assim possibilitar melhores condições de acesso e permanência da criança e do adolescente no ambiente escolar. Desta forma, o trabalho vai consolidar uma das funções da escola de cumprir e reorientar a sua função social, ampliando assim o acesso à informação para transformá-la em conhecimento de forma crítica e competente”, completa a responsável-técnica.
A coordenadora do Programa Educação para Paz, Sônia Terezinha Gonçalves, destaca que a ação “Pequenos Líderes” será importante não apenas para os alunos, mas para educadores e a comunidade escolar. “É preciso fortalecer as relações interpessoais de forma com que a sala de aula se torne um ambiente mais humanizado, onde todos se vejam como sujeitos partícipes de qualquer mudança. E isso se dá através do fomento às práticas de trabalhos como esses, em que a equipe do programa é mediadora da ação, que conta com a ajuda dos professores da turma e demais profissionais da escola”, ressalta.
Ela destaca também que a atividade é um dos instrumentos de libertação dos alunos, utilizados nas salas de aula. “A ação “Pequenos Líderes” é uma ferramenta que vai contribuir com o crescimento sócio-cultural, político, crítico e intelectual, voltada para o desenvolvimento completo do indivíduo. O aluno precisa ter a consciência de sua responsabilidade, assumindo o seu valor humano-social, protagonizando a sua mudança enquanto cidadão”, finaliza Sônia Terezinha.