Tudo pronto para a VI Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos. O evento, que vai acontecer de terça-feira (14) a quinta-feira (16), na Cidade Universitária, terá como tema central "Qual o modelo de desenvolvimento que queremos para nossas cidades?".
A programação também vai enfocar as temáticas "Como transformar riqueza em qualidade de vida com respeito ao meio ambiente? ", "O crescimento incessante é compatível com o bem estar social e os limites dos ecossistemas?”. A Feira visa discutir questões fundamentais para o presente e o futuro dos municípios da região.
A realização da feira é da Revista Visão Socioambiental em parceria com as prefeituras de Macaé e Rio das Ostras e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). Diante da parceria com a Prefeitura de Macaé, algumas escolas municipais agendaram visitas ao local.
Além disso, a equipe da educação, em ação conjunta com a Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), vai realizar algumas ações do Programa Saúde na Escola (PSE) como teste de acuidade visual, medição de peso e altura, além de distribuição de um formulário do consumo alimentar para a equipe de Nutrição da Secretaria de Educação elaborar um mapeamento da alimentação do público acima de cinco anos.
Na terça-feira (14), primeiro dia do evento, haverá o painel “Da Riqueza à Prosperidade Sustentável”. Já confirmaram a participação o jornalista e escritor Fernando Gabeira e o reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), além do professor Silvério de Paiva Freitas.
A rede municipal participa na quarta-feira, com dez alunos do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel. Eles estarão às 17 horas no evento para apresentar as produções da oficina de arte ‘Promovendo e Produzindo’, do projeto ‘Produzindo Autonomia’. Durante a oficina, acontece a produção de sabão artesanal feita por estudantes com necessidades educacionais especiais, em situação de vulnerabilidade social, além de estudantes das turmas regulares a partir do sexto ano de escolaridade.
Os alunos participantes do projeto do Colégio Municipal Ancyra Pimentel vão destacar informações sobre produção de sabões artesanais, reaproveitando óleo de cozinha usado. Um dos fatores positivos é que a unidade situada no bairro Miramar, próxima à subida para o Morro de Santana, está conseguindo envolver a comunidade escolar no projeto pedagógico que une meio ambiente, cidadania e possibilidades para uma vida diferente.
Feira aborda sustentabilidade
A Feira de RSE Bacia de Campos faz parte do calendário oficial de eventos do município, é reconhecida por se dedicar desde a primeira edição a temas relevantes que envolvem gestão pública, iniciativa privada e terceiro setor. Durante a programação, são realizados debates sobre questões como relações éticas, o
desenvolvimento humano e social localmente justo e a sustentabilidade.
De acordo com a organização do evento, a Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos ocupa um espaço importante, conquistando assim a adesão de segmentos da sociedade civil, o apoio dos gestores públicos, entidades e de empreendedores sociais e das universidades públicas e privadas.
Este ano, a Feira de RSE Bacia de Campos terá muitas atividades. Para isso foram montados estandes de empresas, ONG´s e instituições diversas, fórum de palestras e painéis, workshops nas áreas de Qualidade de Vida no Trabalho, Segurança e Saúde, Gestão de Resíduos Sólidos, Impactos Ambientais e ginástica laboral ministrada pela Firjan, cinema socioambiental, oficinas de plantio de mudas e reciclagem, mostra de produtos ecoeficientes e moda reciclável.
A feira também será marcada por apresentações culturais e shows com talentos da região através do Projeto Sentrinho de MPB, além da segunda edição do Prêmio de RSA Bacia de Campos. A entrada é gratuita, inclusive para o Fórum que acontecerá no Auditório da Cidade Universitária. O evento segue até quinta-feira (16), das 14 às 21 horas.
CRONOGRAMA DO FÓRUM
Dia 14 de maio – terça-feira
15 horas: Painel “Da Riqueza à Prosperidade Sustentável”
Fernando Gabeira – Jornalista, escritor, ex-Deputado Federal,
co-fundador do Partido Verde (PV);
Silvério de Paiva Freitas – Reitor da Universidade Estadual do Norte
Fluminense Darcy Ribeiro (UENF);
Dr. Aluízio – Médico neurocirurgião, ex-presidente da Fundação
Hospitalar de Macaé, ex-Deputado Federal, atual prefeito de Macaé;
Moderador – Martinho Santafé, jornalista, ambientalista, diretor da
Revista Visão Socioambiental.
16:30 horas: Palestra “A Urgência do Futuro Possível”
Martinho Santafé – Jornalista, ambientalista, co-fundador do Centro
Norte Fluminense para a Conservação da Natureza (1977) e da Associação Macaense de Defesa Ambiental (1988), diretor responsável da Revista Visão Socioambiental, co-organizador da Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos, filiado à Rede Ethos de Jornalistas.
Moderador: Fernando Marcelo Tavares – Jornalista, ambientalista,
co-fundador da Associação Macaense de Defesa Ambiental, ex-secretário de Meio Ambiente de Macaé, assessor da Agenda 21 de Macaé.
17:30 horas: Oficinas do Conhecimento – Apresentação de projetos
empresariais, acadêmicos e do terceiro setor com foco na
Sustentabilidade.
Dia 15 de maio – quarta-feira
15 horas: Palestra “O Consumo do Supérfluo”
Pólita Gonçalves – Escritora, Gestora Ambiental, Gerente de Educação Ambiental da Diretoria de Gestão das Águas e do Território do Instituto Estadual do Ambiente (INEA);
16h15m: Painel “A Economia Verde e os Custos da Degradação Ambiental”.
Carlos Eduardo Young - Professor do Instituto de Economia da UFRJ, Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT/PPED e Doutor em Economia pela Universidade de Londres;
Guilherme Sardenberg – Biólogo, Mestre em Engenharia Ambiental, atual Secretário de Ambiente de Macaé; Júlio César Calvo Rodriguez – Ambientalista, ex-Coordenador de Meio
Ambiente da Prefeitura de Cabo Frio, Conselheiro Suplente do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).
17h30m: Oficinas do Conhecimento – Apresentação de projetos
empresariais, acadêmicos e do terceiro setor com foco na
Sustentabilidade.
Dia 16 de maio – quinta-feira
15 horas: Painel “Turismo Sustentável: Conciliando Negócios e Natureza”, Erick da Cunha Zickwolff - Professor de Turismo e Guiamento da Faetec, Bacharel em Turismo pela Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da UFF;
Thiago Gomes - Professor de Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá, Gerente Geral do Blue Tree Towers Macaé.
Renato Lucas Martins – Presidente da Fundação de Esporte e Turismo de Macaé (Fesportur);
Moderador - Marco Antônio Navega - presidente da Federação de
Convention Visitors Bureau do Estado do Rio de Janeiro.
16h30m: Palestra “Sustentabilidade no Sistema Firjan”
Luiz Eduardo Campino Rodrigues – Gerente Executivo do SESI-RJ em Macaé;
17h15m: Painel “As redes da Prosperidade: o papel das ONGs e da
sociedade civil na construção de uma sociedade próspera e
sustentável”.
Fábio Muller – Diretor executivo do CIEDS – Centro Integrado de
Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável;
Rita Ippolito - Especialista na área da Infância e Juventude, formada
em pedagogia e especializada em psicologia do desenvolvimento
infantil.
18 horas: Cerimônia de Divulgação dos Vencedores do II Prêmio de
Responsabilidade Socioambiental Bacia de Campos.