Rede municipal participa de Prova Brasil e ANA a partir desta segunda-feira

22/11/2013 17:35:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

Alunos de escolas da área central e da serra participarão, a partir da próxima segunda-feira (25), da Prova Brasil

 Alunos de escolas da área central e da serra da rede municipal de ensino participarão a partir da próxima segunda-feira (25) da Prova Brasil, que será direcionada aos estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. A novidade, é que pela primeira vez, os alunos do 3º ano de escolaridade também vão fazer parte da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). Ambas as provas seguirão na terça-feira (26) e quarta-feira (27), às 8h e 14h.

 Macaé conta com quatro polos de coordenação das provas. Para o desenvolvimento das provas, a coordenação promoveu encontros específicos com os aplicadores, que serão professores da rede municipal. Diante das provas, os educadores não poderão aplicar as avaliações nas respectivas unidades de ensino em que atuam. As redes estadual e federal de ensino também vão aplicar as avaliações, que após o término seguirão para a Fundação Cesgranrio.

Entre as unidades da rede municipal de ensino que participarão das avaliações na segunda-feira (25), estão as unidades municipais como Interagir, Sandra Maria de Araújo e Eda Daflon. Já na terça-feira (26), as provas vão acontecer em escolas municipais como Eraldo Mussi, Amil Tanus e Jacyra Tavares Duval. Na quarta-feira (27) será a vez de unidades, como o Colégio Municipal Darcy Ribeiro e Coquinho.

A aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é realizada e organizada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) Entre as finalidades está assinalar a real situação do Sistema Educacional Brasileiro a partir da avaliação de desempenho dos estudantes e levantamento de informações sobre a escola, os professores e os diretores. Para isso, os alunos também responderão a um questionário social com questões que destacam a realidade do estudante como moradia, família e comunidade em que vivem.

A Prova Brasil, contará com questões de Língua Portuguesa com foco em leitura e Matemática com destaque para resolução de problemas. De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, avaliações como estas reforçam a preocupação do governo municipal, que prioriza a qualidade do ensino como um todo.

- Diante desta avaliação, a rede municipal de ensino poderá pontuar os avanços e dificuldades aos alunos, para posteriormente reforçar as intervenções pedagógicas, que visam contribuir com habilidades diversas, com a capacidade de leitura e escrita, além de problemas de Matemática e outras atividades. A intenção da secretaria é desenvolver o processo ensino-aprendizagem, pontuou a secretária.

IDEB - Com base nos índices da Prova Brasil e nos resultados de aprovação das escolas é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Além destes indicadores, o IDEB também considera relevante dados como infraestrutura da unidade, índices de aprovação, evasão e distorção idade-série.

Avaliação Nacional de Alfabetização

Além da Prova Brasil, os alunos do 3º ano de escolaridade poderão fazer testes de Língua Portuguesa ou Matemática mediante à Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). A meta da ação integrada dos governos federal, em parceria com os municípios, é conhecer a fundo o ensino fundamental. A intenção é avaliar os estudantes até a faixa de oito anos.

Para a aplicação da ANA, os professores foram devidamente capacitados. Além disso, eles assinaram termo de sigilo e compromisso. De acordo com a subsecretária de Ensino Fundamental, Rosângela Lobo, a a avaliação deste ano vai servir como referência para destacar a evolução do processo ensino-aprendizagem dos alunos.

A avaliação se insere no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – (PNAIC), firmado entre governo federal e municípios para que toda criança seja alfabetizada até os oito anos de idade, ou seja, até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental. Macaé conta com 411 turmas de 1º ao 3º anos, atendendo assim um total de 9 mil alunos na rede municipal.