logo

Rede municipal recebe novos alunos após recesso escolar

01/08/2012 11:42:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Após o período de recesso escolar, os alunos da rede municipal de ensino voltaram à sua rotina regular de aulas nesta segunda-feira (30). E neste retorno, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, registrou o ingresso de centenas de novos alunos nas escolas municipais. Somente neste período de recesso, do dia 13 ao dia 30 de julho, foram realizadas, aproximadamente, 320 pré-matrículas para ingresso nas escolas no segundo semestre letivo. Eles se juntam aos mais de 35 mil estudantes já matriculados para o ano de 2012.

- Macaé é uma cidade que passa por transformações constantes, mas é importante ressaltar que todos os alunos na idade obrigatória estão sendo atendidos. A matrícula foi realizada também no período de férias para o segundo semestre letivo, garantindo que o aluno estará em sala de aula, sem prejudicar o seu rendimento escolar. Assim permitimos às crianças e jovens uma perspectiva de um futuro melhor, explica a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.

Para atender à demanda por novas vagas, estão sendo construídas 11 novas escolas que serão entregues nos próximos meses. Na maioria delas, as obras já estão adiantadas, com previsão de estarem prontas ainda neste semestre. As novas unidades de ensino atenderão aos moradores de comunidades em crescimento, na área urbana de Macaé e também nos distritos da região serrana da cidade. Entre as novas escolas a serem entregues, estão as localizadas no Parque da Cidade (Praia Campista) e na Rodovia Amaral Peixoto (na antiga concessionária da Ford, no São Jose do Barreto), no distrito da Bicuda Grande e no bairro Lagomar.

As construções previstas no Orçamento Participativo também estão seguindo em um bom ritmo. Neste caso, serão cinco escolas de Educação infantil, nos bairros São José do Barreto, Recanto da Lagoa, Novo Horizonte, Cajueiros e no distrito de Córrego do Ouro. Macaé ainda foi beneficiada com recursos de Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal, para a construção de outras duas unidades de Educação Infantil. Uma no bairro Ajuda e outra na Vila Badejo.

- São obras de grande importância para a população, que vem aguardando ansiosamente. Com isso, reforçamos a responsabilidade da gestão com relação aos investimentos em espaços adequados ao ensino. Estas novas escolas irão atender as demandas de um município que cresce consideravelmente a cada ano, complementou Marilena Garcia.

No final do ano de 2011 e início do ano de 2012, a pré-matrícula, que foi dividida em três fases, registrou aproximadamente quatro mil novos alunos. As três etapas aconteceram entre dezembro do ano passado e fevereiro deste ano.

Vale lembrar ainda que, de acordo com a Emenda Constitucional 59/2009, a educação básica obrigatória e gratuita vai dos quatro anos de idade aos 17. Além disso, segundo a LDB, é competência do município oferecer Educação Infantil, e, com prioridade o Ensino Fundamental. Já o Estado é responsável pelo Ensino Médio e ao Governo Federal cabe o Ensino Superior, e Técnico Profissionalizante. No entanto, todas estas modalidades também são oferecidas pelo município, por meio de instituições como a Escola de Aplicação (CAp), a Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) e o Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep).