logo

Rede municipal se prepara para receber 'Projovem Urbano'

06/08/2013 18:43:00 - Jornalista: Joice Trindade

A rede municipal de ensino se prepara para receber o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano. O objetivo é garantir aos jovens com idade entre 18 e 29 anos, que sabem ler e escrever e que não concluíram o Ensino Fundamental, ações de elevação de escolaridade, na forma de curso, qualificação profissional inicial e participação cidadã. A intenção é que as atividades sejam ministradas ainda neste segundo semestre.

Para isso, a assistência pedagógica do ensino municipal, que vai atuar no “Projovem Urbano”, está participando até esta quarta-feira (7) de uma formação inicial para gestores em São Paulo.

O “Projovem Urbano” tem duração de 18 meses. A intenção é que através dele, os jovens possam fazer parte de cursos de capacitação específicos. Os módulos são independentes à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA)

De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o programa vai atender preferencialmente jovens de 18 a 29 anos que não concluíram o Ensino Fundamental. “Este público precisa de qualificação para atender as demandas de mercado. Macaé vai adotar o Projovem Urbano por entender que esses jovens são instrumentos fundamentais para o desenvolvimento do Estado”, observou a secretária.

A previsão é que cada aluno beneficiado receba uma bolsa mensal no valor de R$ 100 para participar do programa. Para isso, o aluno deve assistir a pelo menos 75% das aulas e entregar no mínimo 75% dos trabalhos pedidos. O curso terá uma grade de 2.000 horas/aula, sendo 1.560 presenciais e 440 não presenciais.