logo

Rede municipal segue com trabalho do Programa do Livro Didático

06/12/2012 09:13:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arquivo

Os profissionais responsáveis pelo Livro Didático nas escolas municipais devem estar atentos. Isso porque termina na próxima quarta-feira (19), data em que será encerrado o ano letivo na rede municipal, o prazo de recolhimento dos livros didáticos dos estudantes do 6º ao 9º ano e Ensino Médio. A devolução visa beneficiar outros estudantes no ano letivo de 2013.

Para melhor desempenho no trabalho de recolhimento e armazenamento do material, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, está orientando os responsáveis pelos livros (cuidadores) a trabalharem em parceria com os demais profissionais das unidades de ensino, como professores, coordenadores e orientadores.

De acordo com o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é muito importante para a rede municipal de ensino.

- Este programa está sendo fundamental para os profissionais e os alunos, que estão cada vez mais envolvidos no processo de cuidado com o livro didático. A comunidade escolar participa de campanhas voltadas para o zelo, devolução e recolhimento do livro didático. E o Programa Nacional do Livro Didático em Macaé facilita a dinamização do trabalho em sala de aula. Os livros enviados pelo Ministério da Educação servem como mais uma ferramenta de trabalho para os professores, ressalta.

Ele lembra que, para reforçar o trabalho de recolhimento do livro didático, as unidades escolares deverão implementar estratégias e mecanismos didáticos em atividades que têm a intenção de reunir o maior número de alunos na devolução dos livros.

Já a coordenadora dos Programas do Livro Didático da Educação, Roze Tomaz, observa que a pasta trabalha em prol de melhor atender a demanda das escolas e manter a qualidade do material. Diante disso, um total de 95.729 livros didáticos, que serão utilizados no ano letivo de 2013, está sendo distribuído para as escolas da rede municipal de ensino. A distribuição acontece até o mês de fevereiro pelos Correios. Os livros são direcionados a todas modalidades de ensino para as escolas situadas na área central. Já a equipe pedagógica da Secretaria de Educação fará a distribuição para as unidades localizadas na Serra.

Encontro - A equipe pedagógica responsável pelo Programa do Livro realizou nesta quarta-feira (5) a culminância do programa. A ocasião foi marcada pela participação de cerca de 40 cuidadores, que receberam certificados de conclusão do curso de Gestão do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), concursos 2012 “Interfaces Pedagógicas do Professor” e concurso de slogan.

Durante o encontro houve avaliação da necessidade dos livros para o ano letivo de 2013, além da análise do planejamento que será implementado nas escolas junto às turmas de 1º ao 9º ano e Ensino Médio. Segundo a coordenadora dos Programas do Livro Didático da Educação, Roze Tomaz, os livros enviados pelo Ministério da Educação servem como mais uma ferramenta de trabalho para os professores.

- Ficamos felizes em finalizar o curso. Mas, as ações do Programa do Livro não terminam por aí. Temos muito trabalho pela frente. A intenção de replicar as boas práticas ministradas pelos professores. A culminância do curso deste ano se destacou por uma retrospectiva e reafirmação da importância do curso de gestão para as ações voltadas para o projeto continuem atingindo níveis de qualidade e excelência. Todas estas atividades serão executadas no próximo ano com a intenção de contribuir com o trabalho do Programa Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que visa à política da alfabetização na idade adequada, salientou Roze.

Felizes, as professoras Rosana Valentim e Ana Catarina Fontoura afirmaram que o curso de Gestão do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) reforça as ações ministradas nas salas de aula e de leitura. “Aprendi muito durante este curso. Através desta programação fiquei sabendo ainda mais sobre a legislação pertinente ao Livro Didático e mecanismos para serem desenvolvidos junto aos estudantes para que o livro didático seja usado com zelo. O respeito, a valorização do livro e a conscientização quanto ao uso do material não podem ser esquecidos”, finalizou Ana Catarina, que leciona no Colégio Municipal Cláudio Moacyr.