O fim de ano está chegando, e com ele, o apelo comercial para a festa de Natal. Pensando nos consumidores que estão com crédito negativado, a secretaria de Defesa do Consumidor/Procon-Macaé dá orientações para que se possa tirar o nome do cadastro do SPC e Serasa.
O secretário de Defesa do Consumidor/Procon – Macaé, Eraldo Sant’Ana, pede que se tente primeiro um acordo com a instituição financeira e se proponha um refinanciamento. “Essa é uma opção que certamente o ajudará a sair do vermelho”, aconselha o secretário.
De acordo com Sant’Ana, a inadimplência não é interessante nem para quem concedeu e nem para quem consumidor. “O refinanciamento faz parte do relacionamento financeiro”, reforça o secretário.
Para evitar esse tipo de situação, o secretário orienta o consumidor a optar pelo pagamento da conta, de acordo com os juros cobrados e o risco de perda do bem (em caso de financiamento imobiliário). Ele lembra que o crédito consignado é uma modalidade interessante, mas, o consumidor deve ter cuidado para não se endividar, ao mesmo tempo, com outras formas de financiamento.
O refinanciamento, diz Sant’Ana, é uma operação recomendada pelos especialistas da área. “Ao concluir o refinanciamento o devedor sabe que a partir das negociações, as prestações serão fixas e não mais incidir juros e taxas”, conclui.