Foto: Ana Chaffin
Ao todo são oferecidas 45 mil refeições diárias
Com o objetivo de assegurar o reforço alimentar das unidades municipais de ensino a rede municipal de ensino está atuando em prol do oferecimento da merenda. A intenção é que a merenda escolar continue garantindo o melhor desempenho dos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O ensino municipal segue cardápio preparado pelas nutricionistas da Secretaria de Educação, que conta diariamente com café da manhã (desjejum), almoço, lanche da tarde e jantar para os estudantes do turno da noite. Ao todo estão sendo oferecidas 45 mil refeições diárias.
Para melhor atender aos estudantes, a Coordenação de Nutrição Escolar da Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, ministra periodicamente treinamento com a equipe de merendeiras da empresa fornecedora de Alimentos. O trabalho da Coordenação de Nutrição também conta com parceria da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde.
Além disso, os alunos que têm patologias e cuidados especiais recebem merenda com cardápio diferenciado. Hoje 132 estudantes de 42 unidades municipais necessitam de um cardápio diferenciado. Deste número, três alunos apresentam intolerância ao glúten (trigo, cevada e aveia), dez têm diabetes e 103 com intolerância à lactose.
Para preparar as refeições, a equipe de Nutrição solicita cuidado quanto a utilização do mesmo cardápio, mas com produtos ideais como pão e requeijão ligths, adoçante e leite de soja.
Os alunos também podem sugerir e opinar questões quanto à merenda. Para isso, a equipe de Nutrição da Secretaria de Educação concluiu nesta quarta-feira (9) a pesquisa de satisfação com estudantes das turmas de 6º ao 9º anos do Colégio Municipal Engenho da Praia. A avaliação também aconteceu na Escola Municipal Parque Maria Angélica Ribeiro Benjamin e Elza Ibrahim.
Na ocasião, foram distribuídos formulários com cinco questões referentes ao cardápio do almoço, que rotineiramente é servido nas escolas municipais. De acordo com a coordenadora de Nutrição Escolar, Dina Freitas, a pesquisa também visa conhecer sugestões dos alunos e obter as opiniões quanto ao cardápio. O próximo passo será promover na próxima quarta-feira (16) um teste de aceitabilidade de um gênero alimentício que faz parte da merenda da Escola Municipal Neuza Brizola.
De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o programa de Nutrição Escolar atua diante das finalidades de contribuir para o desenvolvimento, aprendizagem, rendimento escolar e formação de hábitos saudáveis dos alunos.