Foto: Rui Porto Filho
Vânea Rabelo (à esquerda) conheceu a estrutura do centro nesta terça-feira (8)
A ideia de transformar o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Malvinas em uma extensão das residências dos moradores do bairro está cada vez mais próxima. Nesta terça-feira (8), a representante do Ministério da Cultura, Vânea Rabelo, se reuniu, no Solar dos Mellos, com o grupo da gestão municipal, que incluiu diversas secretarias, para acompanhamento das ações. O encontro também foi marcado pela visita ao equipamento público.
A obra, realizada pelo governo federal, beneficiará a população das Malvinas e adjacências. As atividades serão conduzidas pelo governo municipal, por meio de gestão compartilhada, com a criação de um grupo gestor, entre áreas como Desenvolvimento Social, Gestão Estratégica, Educação, Saúde, Ambiente, Fundação Macaé de Cultura, Fundação de Esportes e Ordem Pública, além de contribuição da comunidade.
De acordo com a secretária adjunta de Gestão Estratégica, Gisele Muniz, a proposta do centro é integrar, num mesmo espaço, políticas públicas que irão promover a cidadania. "Já estamos realizando as oficinas com o objetivo de mobilizar a comunidade. A proposta é que, em conjunto com os moradores, sejam identificadas as melhores ações para o equipamento", frisa a secretária.
A representante do Ministério da Cultura, Vânea Rabelo, afirmou que Macaé teve um excelente desenvolvimento da obra do CEU. Ela informou, ainda, o funcionamento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no espaço. "A comunidade contará, também, com quadra coberta, biblioteca, salas multiuso, cineteatro e pista de skate. O intuito é estabelecer uma relação de proximidade com a comunidade e mostrar que o espaço representa o 'quintal' da casa deles. Portanto, é fundamental se envolver e cuidar", disse.
Oficinas
Serão, ao todo, seis encontros com a comunidade. As oficinas visam sensibilizar os moradores como parte primordial na ocupação do CEU. O terceiro encontro será no dia 19 de março, às 9h, na Escola Municipal Eraldo Municipal, com aprovação do regimento interno e estatuto.
A quarta oficina acontecerá no dia 2 de abril, no mesmo espaço, às 9h. O encontro abordará o tema "Usos e Programação". Em seguida, nos dias 9 e 16, haverá as duas últimas oficinas "Intervenção Artística - Planejamento" e "Intervenção Artística - Ação", que ocorrerão na própria estrutura do CEU.