A articulação do governo do prefeito Riverton Mussi com o governo Federal e Estadual continua refletindo em benefícios para o município e a comunidade de Macaé. Desta vez a ação chega ao Assentamento Prefeito Celso Daniel, com a inauguração nesta terça-feira (22) do programa de bibliotecas rurais Arca das Letras, por intermédio dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), de Minas e Energia, Educação, Justiça e Cultura. Em Macaé, o projeto vai beneficiar 188 famílias que residem no Assentamento.
O Arca das Letras tem apoio do Programa “Luz para Todos”, da estatal Furnas e é realizado pela secretaria de Reordenamento Agrário (SRA) do MDA. “Esse é mais um fruto em função do prefeito Riverton Mussi promover articulações com os governos Federal e Estadual que beneficiam, neste caso, o Assentamento Celso Daniel”, disse o secretário de Trabalho e Renda, Robério Fernandes.
O Assentamento Celso Daniel está localizado em uma área de 2,8 mil hectares, divididos em 188 lotes de 11 hectares para cada família. No assentamento vivem 230 crianças. “É super importante a implantação dessa biblioteca. Boa parte dos estudantes vão poder fazer a pesquisa escolar agora no próprio assentamento”, comemorou o presidente da Associação de Produtores Rurais, José Ribamar Coelho Filho, o Gaúcho.
O projeto Arca das Letras é desenvolvido com uma metodologia que garante a participação das comunidades na formação dos acervos, na implantação e na gestão das atividades da biblioteca. Os moradores indicam o local de sua instalação, os assuntos de interesse e os agentes de leitura, voluntários treinados para realizar o empréstimo dos livros e incentivar a leitura. A biblioteca Arca das Letras que ficará no Assentamento Celso Daniel foi elaborada por presidiários do Espírito Santo e vem com 230 títulos, entre livros de José de Alencar e Ziraldo.
Nesta terça-feira, das 9h às 11h, representantes de 19 municípios participaram, no Assentamento Celso Daniel, de curso de capacitação para serem agentes de leitura. Os agentes irão atuar no assentamento de Macaé, em Campos, Maricá, Armação dos Búzios, Rio Bonito, Piraí, Cachoeira de Macacu, entre outros.
- O MDA diagnosticou junto aos moradores rurais, a necessidade da leitura, já que os estudantes vão para a escola, mas vivem em suas comunidades. A partir do momento em que você implanta o telecentro (com computadores) juntamente com a Arca das Letras, você promove uma revolução no campo, através da educação. Por isso, é fundamental a parceria da prefeitura dar continuidade ao projeto, doando livros e incentivando o programa por meio da secretaria de Educação – explicou o coordenador Regional do Programa Luz para Todos de Furnas para Região Sudeste e Goiás, Edson Rezende Morais. O Assentamento Celso Daniel possui um telecentro com 10 computadores com acesso à Internet.
A secretária de Agricultura, Mariana Machado, representou o prefeito Riverton Mussi no evento, que contou também com a presença do delegado Federal do Desenvolvimento Agrário do MDA/RJ, Jaime Muniz Martins, e do técnico do Programa Arca das Letras da SRA/MDA, Francisco Pimentel de Farias.