Coordenada pela arquiteta Suleima Amir Didonet, a Câmara Temática de Requalificação urbana começou nesta quarta-feira (19), na sede da Coordenadoria Geral do Plano Diretor (Cogeplad) a discutir demandas para melhorar a qualidade dos espaços urbanos do município. As principais necessidades apontadas pela população nas Oficinas de Mobilização, realizadas até agora foram apresentadas ao grupo de trabalho da câmara.
O coordenador do Plano Diretor, Hermeto Didonet, informou ao grupo durante a reunião, que a Cogeplad já encaminhou pedido ao governo municipal, solicitando o levantamento de áreas públicas disponíveis em Macaé. A partir desse dado, o grupo concordou que será mais fácil já direcionar os trabalhos da câmara de requalificação urbana. A diretriz é resgatar espaços urbanos degradados e suprir a carência de áreas de lazer e convívio, que introduzam um caráter qualitativo e quantitativo ao meio ambiente urbano.
Entre as demandas apontadas pela população em algumas localidades do município, os moradores apontaram para a Riviera Fluminense a criação de uma área de lazer, viabilização do espaço do Ginásio Municipal e a requalificação do espaço do Parque Municipal. No bairro da Glória, a população local quer a revitalização do Lago Vida na Cancela Preta e a construção de uma praça ou área de lazer e esportes. Já nos Cajueiros, os moradores querem a implantação de um projeto para promover a identidade do bairro que é um dos mais antigos, localizado praticamente no Centro da cidade e que possui três favelas.
Durante a reunião de trabalho, o grupo também conheceu alguns aspectos do projeto de revitalização da orla da praia de Imbetiba, elaborado pelos arquitetos macaenses Frederico Guedes e Ian Wyatt, e pelo carioca Francisco Viniegla. A previsão da prefeitura de Macaé é começar as obras no bairro no próximo ano.