logo

Residentes médicos atuam na rede de saúde e fortalecem atendimento

01/04/2015 09:45:00 - Jornalista: Juliene Silveira

Foto: Juranir Badaró

Residência médica contribui para formação profissional e qualificação do atendimento

Dezesseis aprovados para o programa de Residência Médica já estão atuando em Macaé. Os residentes se dedicarão, durante dois anos, com supervisão, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Estratégia de Saúde da Família (ESF), além dos Centros de Especialidades. Já em nível hospitalar, o estágio será no Hospital Público Municipal (HPM) e no Hospital São João Batista.

Com a iniciativa, a secretaria de Saúde busca o aperfeiçoamento profissional dos médicos e também mais qualidade à assistência e à comunidade. O programa respeitará o limite de 60 horas semanais, incluídas num máximo de 24 horas de plantão.

O coordenador da Comissão de Residência Médica em Macaé (Coreme), Márcio Ximenes do Espírito Santo destacou a novidade deste ano, que foi a inclusão da especialização em Cirurgia Geral no programa. “Foram ofertadas cinco vagas para Clínica Médica, cinco para Pediatria e cinco para Cirurgia Geral. Os residentes receberão o título de especialista no final do estágio. A nossa proposta é aumentar ainda mais o número de vagas”, disse.

De acordo com o secretário de Administração, Aderson Ferreira, as prioridades do prefeito Dr. Aluízio são os investimentos em saúde e educação. Mesmo com a diminuição da receita, provocada pela desaceleração da economia atual, o secretário garante que essas áreas não serão afetadas. “A perspectiva é que mais especialidades sejam incluídas no próximo ano”, apontou.

Em uma visita técnica realizada no final do ano passado, a representante da Comissão Nacional de Residência Médica, do Ministério da Educação (MEC), Marise Biazatto, disse que Macaé tem toda infraestrutura para se tornar um polo de educação médica permanente.

Residentes aprovam experiência

Para Gabriel Ferreira Bastos, aprovado no programa para Clinica Médica, a proposta da Prefeitura de Macaé é ideal para todos que moram no próprio município e também nas cidades vizinhas. “Eu sou de Itaperuna e sou grato por essa oportunidade aqui, bem perto de casa”, destacou.

Também se especializando em Clínica Médica, a aluna Érika Neves destacou a qualidade do curso e a proximidade com Campos dos Goytacazes, cidade onde mora. "Estou me surpreendendo a cada dia, todos foram muitos receptivos e a equipe médica é qualificada. Tenho certeza que irei evoluir muito como profissional", declarou.

Residência médica - Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional. O mesmo decreto criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).