A Fundação de Ação Social (FAS) tem sido parceira de diversas empresas que abraçaram a idéia de responsabilidade social. Segundo o presidente da FAS, Fernando Horta, o exemplo da West Group deve ser seguido por outras empresas, que apóiam continuamente os projetos deste órgão público municipal. “As empresas estão dividindo com o poder público municipal a responsabilidade no atendimento às carências da população macaense, geradas pela corrida do petróleo”, destaca. Para ele, estas ações promovem a cidadania e a inclusão social.
A West Group tem apoiado diversos eventos em prol do Projeto Pró-Vida Cidadã - onde há atendimento a cerca de 300 crianças - em datas comemorativas como Dia das Crianças, Páscoa, Natal. Segundo o diretor Luciano Barros, a empresa divide-se em três áreas: de consultoria técnica em segurança industrial; de revenda de equipamentos de segurança, como produtos e serviços de resgate marítimo; e de treinamento.
Nesta terceira etapa estão BST, HUET, ALPH, GMDSS, segurança em eletricidade NR10, entre outras. A West Group, há dois anos no mercado, é 100% brasileira, conseguiu o certificado de qualidade internacional ISSO 9001. A empresa fica na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 231, telefone: 2759-7881, site: www.westgroup.com.br. São 22 funcionários de nível médio e superior (instrutores de segurança, consultores). Um dos treinamentos oferecidos refere-se à prevenção e combate a incêndio, primeiros socorros e outros.
A West Group ocupa área de 1230 metros quadrados, com departamentos técnico, administrativo, logístico e financeiro, além da gerência. As empresas privadas que mantém parceria com a FAS são: Pride do Brasil Sampling, West Training, Brasilcenter, Ferpan, Kria Frio Refrigeração, Gráfica Real, Pontal Material de Construção, Líder Turismo, Fiel Turismo, Papelaria Lamoglia, Supermercado Souza, Casa Volt, Casa Nogueira e Ponto de Comunicação.
Pró-Vida Cidadã
O Projeto Pró-Vida Cidadã tem objetivo de evitar que 300 crianças, com idades entre 07 e 13 anos e 11 meses, de famílias em situação de vulnerabilidade social, fiquem nas ruas. A FAS administra o projeto nos bairros de Botafogo, Nova Holanda e Parque Aeroporto.
Nos trabalhos desenvolvidos nos pólos, onde funcionam, inclusive, quadras para futebol de salão e outros esportes, há atividades lúdicas e recreativas, que acontecem durante o ano letivo. Nas atividades – educação física, música, artes, teatro, capoeira e reforço escolar em português, matemática, leitura, higiene e saúde e ética e cidadania – existe fundamentação teórica para formar cidadãos conscientes. As crianças estudam em suas escolas em um período do dia e no outro participam de diversas ações nos pólos
Segundo a coordenação pedagógica do projeto, as atividades têm metas de levar conhecimento às crianças, através de trabalhos sócio-educativos. O projeto visa disseminar nos meninos e meninas valores que lhes dêem base, formando-os cidadãos críticos e pensantes para atuarem na sociedade, com identidade cultural.
Nos três pólos, atua equipe técnica formada por assistentes sociais e psicólogas para prestar auxílio às crianças e suas famílias. As profissionais fazem um trabalho psicossocial, envolvendo também as mães. Como conseqüência as profissionais visitam as casas, acompanhando o desenvolvimento social, cultural, psicológico, familiar e esportivo das crianças e adolescentes.