Mesmo fora de época, já que as ressacas costumam acontecer mais perto do mês de agosto, o mar voltou a bater forte, desde a noite de quarta-feira, 23, ameaçando a orla da Praia Campista.
Segundo moradores, o mar bateu muito durante toda a madrugada, principalmente no trecho entre o início da Praia Campista até as proximidades do Macaé Palace, justamente no local onde a ressaca destruiu parte do calçadão no ano de 2007. O calçadão foi reconstruído pela prefeitura e, de acordo com o secretário de Obras, Mário Bucker, o muro de contenção se manteve estável, mas as fortes ondas levaram mais de um metro de areia junto ao muro.
- Juntamente com a Defesa Civil do município, estamos monitorando e avaliando a área e verificamos que, sem a contenção, a força da ressaca teria levado grande parte da avenida. Para evitar problemas no muro de contenção, vamos fazer a reposição da areia levada pelo mar e, tão logo a situação se normalize, vamos, juntamente com a secretaria de Meio Ambiente (Semma), providenciar a revegetação da restinga, já que plantas de restinga protegem a área, evitando que o mar leve a areia – disse o secretário.
A secretaria de Obras monitorou também as praias da Barra e da Fronteira, onde as ressacas são também comuns, mas embora o mar tenha batido forte nessa área, não ocorreram problemas.