Em fase de acabamento, as obras do restaurante escola entram agora na fase final. As obras de adaptação estão sendo executadas pela secretaria de Obras de Macaé (Semob). O restaurante escola está em construção na Incubadora de Cooperativas e fica pronto nos próximos dias. Este será o único no país a oferecer formação de mão-de-obra e certificação pelo Instituto de Hospitalidade (IH).
Já foram colocados os azulejos e pisos, faltando agora instalações das bancadas de inox, grelhas de piso, coifa (exaustor) pias e torneiras. “O refeitório foi climatizado e recebeu uma pintura especial para proporcionar uma sensação de aconchego no local”, descreve a arquiteta da Semob, Lisangela Ramalho, que é responsável pela parte de iluminação e pintura. A iluminação foi feita com duas opões: uma indireta para os dias sem sol e direta focada nas mesas. “Todas as escolhas foram feitas em comum acordo com a gerente da Incubadora”, reforça.
- O restaurante faz parte do Projeto Hotelaria Incubadora Escola, onde está inserido ainda mais duas unidades de negócios: o centro de treinamento em hotelaria e alimentação e o fornecimento de legumes pré-preparados, explica a gerente executiva da Incubadora e responsável técnica do projeto, Aline Azeredo.
Das obras de adaptação foram criados boxes para preparo de massa, de legumes, para armazenamento de carne. Também foram criados uma copa, uma sala de higienização, além de uma dispensa com nove metros quadrados e um local para o lixo, diz a gerente da Incubadora. Todo projeto obedece a RDC 216 que é referência em segurança alimentar. De acordo com a gerente, o restaurante foi formatado para evitar contaminação cruzada.
O restaurante foi projetado para qualificar trabalhadores para os setores onshore e offshore. “Vamos oferecer cursos de cozinheiro, gerente de restaurante, chefe de cozinha, ajudante e padeiro”, ressalta Aline, lembrando que os cursos de cumim (saloneiro) e comissário continuarão sendo oferecidos na Incubadora.
“Os alunos certificados dentro do Projeto Incubadora Escola estarão aptos a atuarem em qualquer hotel”, frisa a gerente. Participam do projeto nove empresas offshore (Cis Brasil, Atlântica, CDP, Dall, De Nadai, Marfood, Puras do Brasil, Comisaria Rio) Jonshon Diversey, além da Petrobras e do Senac encarregado da parte pedagógica.
Para o secretário de Trabalho e Renda, Claudio Bogado, a inauguração do restaurante escola vai construir alternativas concretas de geração de trabalho e renda e assim atender a demanda de qualificação do setor hoteleiro e catering offshore.