Uma realidade em Macaé há três anos e meio, o Restaurante Popular recebe diariamente cerca de mil pessoas que usam os serviços de alimentação garantidos pela Prefeitura Municipal, através de convênio com as Lojas Maçônicas Gonçalves Lêdo nº 49, Perseverança Segunda nº 8 e Obreiros de Macaé nº 2075. Mas a preocupação da municipalidade vai além do objetivo de servir as refeições.
O empenho é para aprimoramento permanente dos serviços, tanto que mensalmente a Secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano promove reunião com os administradores do restaurante, tendo como pauta novas ações e campanhas educativas internas para beneficiamento do público.
Esta terça-feira (4) no auditório do Paço Municipal foi dia de reunião, com as presenças do secretário Especial de Desenvolvimento Social e Humano, Jorge Tavares Siqueira, Jorjão Siqueira; a secretária Executiva dos Direitos do Idoso, Cátia Crespo; que estava acompanhada da psicóloga, Renata Marins Crespo Santos e da assistente social, Eloiza Nunes de Almeida Nascimento; do assessor da Coordenação do Macaé Cidadão, Levi Tavares Pinto; da Coordenadora de Supervisão, Vera Lúcia Castanheira e da Supervisora, Maria Cristina de Souza Tavares; do Gerente do Restaurante Popular, Marco Antônio Di Motta e da nutricionista Tais Rosa.
Na ocasião discutiu-se a estratégia de ação da Secretaria do Idoso no Restaurante Popular, com base na informação de que 23% do público têm mais de 51 anos de idade. Segundo o secretário Jorjão, o cardápio diário já possui características que em muito beneficiam os usuários idosos, mas há outras ações que podem incrementar esta atenção. “Uma parceria da Secretaria do Idoso com a Secretaria Especial de Saúde pode viabilizar ações periódicas junto ao público idoso, com aferição de pressão, verificação da taxa de diabetes e outros serviços básicos, porém positivos para a boa saúde da população”, destacou Jorjão.
Outra ação que terá empenho direto da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano é uma campanha educativa e informativa em substituição a que fixada no salão do Restaurante Popular. A intenção é passar dicas de alimentação saudável e de baixo custo, bem como informar serviços de utilidade pública oferecidos pela municipalidade na área de saúde, social, cultural e educacional.
O dia-a-dia
Cem quilos de arroz, 40 quilos de feijão, muitas verduras e legumes, carnes diferentes todos os dias e uma pitada de dedicação e carinho. Esta é a realidade diária da equipe do Restaurante Popular, que planeja e cumpre intenso ritual para servir comidinha saborosa para cerca de mil pessoas. As receitas e o cardápio são planejados pela nutricionista Taís Rosa, que atua desde o início do programa.
O horário de funcionamento ao público é de 11h às 13h30, mas há todo um trabalho de bastidor que começa bem cedo, envolvendo equipe de limpeza, cozinha e administrativo, num total de 33 pessoas. Administrando toda a estrutura está uma comissão composta por 15 membros das Lojas Maçônicas de Macaé, sob a presidência de Aristóteles Cliton Silva Santos.
Os cuidados com o público podem ser verificados em pequenas ações como na organização das filas, uma para o público em geral e outra para idosos, gestantes e pessoas que precisam de cuidados especiais, além da designação de uma equipe de apoio ao salão para ajudar no servir das bandejas das pessoas que não podem ficar na fila.
Os cuidados também se estendem no cardápio. Datas comemorativas como Natal, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais e outras têm especial atenção, com serviço de iguarias características de algumas destas ocasiões ou entrega de lembranças em comemoração. O Restaurante Popular é aberto ao público de segunda a sexta-feira, de 11h às 13h30.