logo

Restaurante popular da Aroeira começa a funcionar este ano

08/01/2008 08:59:58 - Jornalista: Equipe Secom

A prefeitura de Macaé enviará uma equipe técnica local, para visita ao Restaurante Popular Irmã Ruth, em Barra Mansa, nesta quinta-feira (10). A equipe é responsável pela elaboração e execução dos projetos de segurança alimentar e nutricional na implantação da nova unidade de Restaurante Popular, que será instalada na Aroeira, A intenção da visita a Barra Mansa é conhecer as instalações e o funcionamento do restaurante, buscando melhores práticas a serem implementadas na unidade do Centro, já em funcionamento, e na nova, da Aroeira, que até o final de 2008 estará em plena atuação.

O Restaurante Popular Irmã Ruth, em Barra Mansa, foi inaugurado em agosto de 2006 e já é considerado uma referência em eficiência e qualidade no Estado. No local são servidas diariamente mais de 1,5 mil refeições, no período de segunda a sexta-feira, pelo preço popular de R$ 1. Além disso, o restaurante serve café da manhã, uma prática que o município de Macaé também tem interesse em adotar.

A Secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano (SEMDSH) foi responsável pela elaboração e envio do projeto para o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) solicitando apoio para implantação de mais um Restaurante Popular no município. O resultado desta conquista foi comemorado com muito otimismo no dia 05 de novembro, após publicação no Diário Oficial do Edital 16/2007.

Segundo o secretário Especial de Desenvolvimento Social e Humano, Jorge Tavares Siqueira, este resultado significou um ganho social muito importante para Macaé. “O restaurante popular é um projeto de política e inclusão social que garante oportunidade a uma alimentação saudável para muitas pessoas que não têm condições financeiras”, frisou o secretário.

A visita ao Restaurante Popular de Barra Mansa será acompanhada pela Equipe Técnica Local, que tem como gestora Pública Local, Rossana Ferreira Vianna Siqueira, sendo ainda composta pela nutricionista Débora Menezes Salles Peçanha; a assistente social, Leni Rangel e arquiteto, Alexandre Luiz Peixoto. Também farão parte desta comitiva o secretário Especial de Desenvolvimento Social e Humano, Jorge Tavares Siqueira; o engenheiro da Caixa Econômica Federal (CEF), Robson Lemos de Oliveira; a assessora especial da SEMDSH, Luciene Rangel e os administradores do Restaurante Popular Prato Cheio de Macaé, Aristóteles Cliton da Silva Santos e Marcos Antônio Mattos Di Motta.

Aroeira sediará segundo Restaurante Popular de Macaé

O novo Restaurante Popular será instalado na Aroeira, bairro que tem população residente estimada hoje, conforme dados da pesquisa domiciliar do Programa Macaé Cidadão, de 26.618. A escolha deste bairro foi estratégica por apresentar entorno em franco desenvolvimento, em virtude do deslocamento de órgãos e autarquias públicas, tais como o futuro terminal rodoviário, o atual Quartel da Guarda Municipal e o Hospital Público Municipal (HPM).

O serviço público oferecido pelo Restaurante Popular está direcionado à população que realiza sua principal refeição fora do domicílio, devendo estar localizado, preferencialmente, nos grandes centros e periferias urbanas, atendendo pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional, como, por exemplo trabalhadores informais e formais de baixa renda, aposentados, estudantes, beneficiários de projetos assistenciais, moradores de rua, entre outros.