Os primeiros resultados dos exames de balneabilidade feitos pela Secretaria de Ambiente (SEMA) de Macaé, em parceria com o Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT), serão divulgados nesta quinta-feira. Durante um mês, a equipe responsável coletou amostras de água de todas as praias de Macaé.
A partir desta quarta-feira (17) a SEMA começará a instalar os totens nas praias, que informarão se a praia é própria ou imprópria para o banho. “Essas placas informativas serão colocadas na mesma direção do local onde as amostras de água foram recolhidas e o banhista saberá como está a qualidade da água naquele determinado ponto”, informou o secretário de Ambiente, Maxwell Vaz.
O secretário ressaltou ainda que haverá uma manutenção no resultado desses exames. “Vamos fazer uma medição constante nesses pontos, ou seja, a cada três meses, aproximadamente, mais amostras serão coletadas nos pontos para avaliarmos se aquele local continua ou não com a mesma avaliação inicial”, disse.
Todos os totens possuem discos removíveis e eles serão controlados pela secretaria de Ambiente. “Sempre após uma forte chuva, por exemplo, o mar fica impróprio para o banho por 24h. Portanto, vamos controlar essa dinâmica e colocaremos o disco vermelho em todos os totens. Após esse período voltam os discos verdes para as praias que são próprias”, explicou Maxwell.
Para avaliar se a água está própria ou não para banho o IMMT fez a análise de PH, Coliformes fecais e Cherichia coli nas amostras recolhidas. “Este trabalho está sendo muito bom para o nosso laboratório, um aprendizado para todos. Todas as análises atendem às exigências do Conselho Nacional do Meio Ambiente e para cada local analisado foram recolhidas cinco amostras em dias diferentes”, informou o diretor-presidente do IMMT, Henrique Carvalho.
As praias Campista, Cavaleiros, Imbetiba, Pecado, Forte, Aeroporto (Praia do Coco) e Barreto tiveram três pontos de coleta. Já no Lagomar foram dois pontos e a praia do Forte e a Lagoa de Imboassica foi um ponto de coleta para cada um.