Foto: Assessoria Mobilidade Urbana
O estudo definiu um sistema cicloviário com 14 rotas e 62 km no total
O resultado do trabalho realizado na elaboração do Sistema Cicloviário de Macaé, que após um ano e meio e mais de 30 reuniões culminou na audiência pública realizada na última quinta-feira (14), foi avaliado como positivo pelo grupo responsável por elaborá-lo. Isso porque as rotas apresentadas no plenário da Câmara Municipal foram aprovadas pelo público que esteve presente, surgindo, inclusive, a proposta de uma nova rota durante a consulta pública.
- Para chegar a este resultado, foi realizado um trabalho técnico muito criterioso, em que o resultado foi altamente positivo. Foram 14 rotas aprovadas por unanimidade. Isso nos mostra que estamos avançando em dar uso público ao espaço público e em fazer a cidade para as pessoas – disse o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.
A partir dos 20 Km de vias cicláveis já existentes na cidade, o Sistema Cicloviário de Macaé propõe a implantação de uma rede com 14 rotas cicláveis que somam 62 Km no total. São mais 42 Km a implantar, entre rotas funcionais (para trabalho), de lazer e de serviço (para possibilitar a circulação em áreas específicas para comércio, por exemplo).
No caso das funcionais, foram apresentadas as seguintes rotas: Trevo das Bandeiras x Petrobras (via Linha Verde / Orla da Praia Campista); Rodovia Amaral Peixoto (Trevo do Bairro da Glória) x Estrada Santa Tereza (via RJ-106 e Rodovia Norte-Sul); Trevo Linha Verde (Avenida Aloísio da Silva Gomes) x Trevo Novo Cavaleiros (via Polo Offshore); Barra (Ponte Engenheiro Ivan Mundim) x Petrobras/Imbetiba; Lagomar x Ponte Engenheiro Ivan Mundim (via Amaral Peixoto / Avenida Luiz Lírio); Bosque Azul/ Verdes Mares x Trevo da Linha Azul/Avenida Hildebrando Alves Barbosa; Parque Aeroporto x Rodovia Amaral Peixoto.
Já as de serviço são as seguintes: Trevo da Cancela Preta x Avenida Presidente Sodré (via Linha Vermelha e Télio Barreto); Início da Linha Vermelha x Avenida Fábio Franco (via Avenida Evaldo Costa - antiga Ayrton Senna); Trevo da Linha Verde x Rua J Kopp (Via Alcides Mourão (Aroeira) e Télio Barreto); Cajueiros (Linha) x Cajueiros/Costa do Sol/Petrobras;
E as de lazer são: Orla (Praia Campista e Cavaleiros) x Lagoa (Via Rodovia Amaral Peixoto); Forte Marechal Hermes (Rua da Igualdade) x Mercado de Peixes (Avenida Presidente Sodré). Neste caso, foi proposta ainda a rota Fronteira x Parque Jurubatiba (via orla).
Próximos passos – A partir da audiência pública que foi realizada exclusivamente para tratar do Sistema Cicloviário, os próximos passos, como o cronograma para implantação, serão definidos a partir da conclusão Plano de Mobilidade Urbana de Macaé, no qual estará inserido. A única exceção será a rota de serviço ligando o trevo na Avenida Elias Agostinho/Agenor Caldas, na Imbetiba, com a Praça Washington Luiz, passando por vias importantes como a Teixeira de Gouveia, Rui Barbosa e Silva Jardim.
Isso porque a rota central passará por novos estudos para que seja adequado para integrar um futuro projeto de requalificação urbana desta região, que incluirá não só ações de mobilidade, mas também outras ações de governo, relacionadas à obra, melhoria dos passeios, postura, meio ambiente, acessibilidade, dentre outras.
A intenção com isso é que Macaé siga uma tendência mundial de prioridade à utilização do transporte não motorizado e do transporte público. Trata-se de um movimento adotado em grandes centros urbanos, como Amsterdã, na Holanda, e Nova York, nos Estados Unidos. No Brasil, metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro também experimentam transformações urbanas com base na integração da bicicleta na matriz de transporte. Macaé também já conta com alguns locais em que esta moderna configuração se consolidou, como a orla dos Cavaleiros e o Calçadão da Avenida Rui Barbosa.
Convite - Outra consulta pública será realizada no próximo dia 20 de maio também na Câmara Municipal. Desta vez, serão apresentadas as diretrizes e, ações e projetos propostos pelo Plano de Mobilidade Urbana. Os interessados em participar da audiência pública terão a entrada será livre, sem necessidade de prévia inscrição. O Palácio Natálio Salvador Antunes, onde está sediada a Câmara Municipal, fica no Km 3,5 da Rodovia do Petróleo (RJ-168), no bairro Virgem Santa.
- A participação de todos é muito importante, pois, por meio da audiência pública, o cidadão passa a conhecer o que está sendo proposto, esclarece dúvidas e contribui com sugestões – finalizou a subsecretária de Engenharia Urbana, Laismeyre Meireles.