Médicos, enfermeiros, estudantes e profissionais que atuam nas unidades de terapia intensiva das instituições hospitalares de Macaé se reuniram, na noite da última quarta-feira (08), por conta da reunião científica mensal conjunta do Hospital Público Municipal Dr. Fernando da Silva Pereira (HPM) e Unimed, onde foram abordados dois temas: Atualização em Sepse e Neurointensivismo.
O evento, promovido pelo Centro de Estudos Dr. Manoel do Carmo Losada, do HPM, teve como objetivo principal fornecer aos profissionais que atuam em terapia intensiva, medicina de urgência ou setores com alta incidência de infecções graves informações gerais e as diretrizes atuais do tratamento da Sepse.
O diretor superintendente do HPM, Aluízio dos Santos Júnior, garantiu que a qualidade de uma instituição hospitalar é medida através da experiência científica dos seus profissionais. Ele lembrou que a instituição vem realizando diversos cursos de qualificação para os profissionais. “Ainda este mês será promovido o II Congresso de Trauma do HPM”, informou.
Substituindo o médico e professor, Mariano Janiszewsky, o palestrante da noite foi o médico dos Hospitais Pró-cardíaco e Samaritano, Maurício Vaisman que falou sobre a campanha mundial de sobrevivência na Sepse.
Segundo Maurício, a campanha visa reduzir em 25% a taxa de mortalidade por Sepse em pacientes, em cinco anos. A proposta da campanha é difundir para todas as instituições hospitalares do mundo um pacote de medidas terapêuticas que se inicia na sala de emergência e vai culminar na unidade de tratamento intensivo.
Maurício acrescentou que existe uma única droga (Xigris) que é eficaz no tratamento no choque séptico. “Depois de mais de 25 anos de muita investigação para o tratamento da Sepse, foi desenvolvido o Xigris. Nenhuma outra droga se mostrou tão eficiente agregada às terapias de suporte como hidratação vigorosa do paciente, máquinas para auxiliar na respiração, controle da pressão arterial e da glicemia”, garantiu.
A campanha mundial de sobrevivência à Sepse (Surviving Sepsis Campaign - SSC) foi iniciada em setembro de 2002, em Barcelona na Espanha.
Na palestra sobre neurointensivismo o médico Maurício Vaisman falou sobre protocolo de atendimento do doente neurointensivo, que visa diminuir ao máximo as seqüelas neurológicas que o paciente venha apresentar num quadro como de traumatismo crânio encefálico (TCE).