O secretário de Promoção Social e Desenvolvimento Comunitário (Sempros), Valdeci Brandão, está conclamando os pais dos alunos da rede municipal e estadual de ensino que irão participar do Nova Vida, projeto social da prefeitura através da Secretaria, que não deixem de comparecer à reunião, que acontecerá na sexta feira (10), às 15h30m, no auditório da Funemac. Durante a reunião será passada a data que os jovens irão iniciar o estágio.
Segundo a coordenadora do projeto e psicóloga, Ítala Maria Souza Araújo, é de suma importância que os pais compareçam. A reunião consiste no esclarecimento geral sob os trabalhos que os adolescentes irão executar nos diversos órgãos públicos e municipais de Macaé, além da assinatura do termo de compromisso, fundamental para a participação dos jovens no projeto.
Os adolescentes estão recebendo treinamento desde o dia seis. O treinamento consiste na orientação sobre as normas de conduta e constituição do projeto em relação à ética, postura profissional - de acordo com o cargo que o adolescente irá ocupar - higiene e local onde irão estagiar. Durante a reunião, os adolescentes estão recebendo acompanhamento de uma equipe multidisciplinar que inclui assistente social, psicóloga, pedagoga e auxiliar administrativo, além do acompanhamento nas escolas onde estudam.
Parcerias
A Sempros firmou parceria com a secretaria municipal de Serviços Públicos, com o secretário Delorme Ramos, que executou pesquisa junto aos filhos dos servidores lotados naquele órgão e que ganham até três salários mínimos, possibilitando o ingresso direto ao projeto, como prioridade. Outra parceria foi firmada com a Fundação de Ação Social (FAS), através do presidente Fernando Horta, onde é priorizado o ingresso de alunos que participam do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Os alunos que completarem 14 anos, automaticamente ingressarão no Projeto Nova Vida.
A carga horária de trabalho será de quatro horas diárias e eles atuarão nos vários setores da administração pública municipal e entidades assistenciais, onde o adolescente poderá aprender atividades como informática, atendimento ao público e recreação infantil.
Vantagens
Os estagiários do Projeto Nova Vida terão direito a auxílio-escola no valor de R$ 95, uma cesta básica e a cursos de informática e inglês comercial. Esses cursos possibilitarão no futuro, o ingresso dos adolescentes no mercado de trabalho. O jovem participará do curso de acordo com a disponibilidade e horário designado pela Sempros. Os alunos ingressos no projeto prestarão serviço às entidades pública municipal e estadual e através de convênio com a iniciativa privada.
O projeto está beneficiando cerca de 250 alunos, mas este número pode aumentar. O critério imprescindível para o ingresso no projeto é que os jovens estejam estudando. Alunos da rede particular também poderão participar, desde que recebam bolsa e comprovem a renda familiar de até três salários mínimos.